Entenda como funciona o FIES

27 de junho de 2017
0

Você sabe como surgiu o FIES? Veja aqui as principais regras para participar do programa e como se inscrever.

O FIES surgiu como uma ferramenta para auxiliar os estudantes na hora de ingressar na faculdade. Acompanhe aqui como surgiu, qual a finalidade e os passos para se inscrever e conseguir o benefício.

Mas afinal, o que é o FIES?

O FIES, ou Fundo de Financiamento Estudantil, surgiu a partir da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, e é um programa criado pelo Ministério da Educação que visa financiar cursos superiores de instituições particulares com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Como funciona o financiamento para novos contratos?

Em 2017, os financiamentos concedidos pelos recursos do FIES possuem taxa de juros de 6,5% ao ano. Isto é, no decorrer do curso, o estudante terá de pagar o valor máximo de até R$150,00, a cada três meses, referente aos juros incidentes sobre o financiamento.

Após o término do curso, o recém formado terá até 18 meses de carência para então começar a pagar o financiamento.

Neste período de tempo, porém, continuará pagando o valor de R$150,00 a cada três meses, referente aos juros incidentes sobre o financiamento.

Depois do período de carência, o valor pode ser quitado pelo estudante em até três vezes o período financiamento do curso.

Como participar do processo seletivo do FIES?

O interessado em participar do processo seletivo que pré-seleciona os candidatos que desejam firmar novos contratos no FIES precisa realizar sua inscrição.

As inscrições para concorrer ao FIES podem ser feitas pela internet, através do endereço: http://fiesselecao.mec.gov.br/.

Esse site é a única forma possível de acesso ao processo seletivo do programa, e as inscrições são totalmente gratuitas.

Pré-requisitos:

Antes de se inscrever, os estudantes devem ficar atentos aos pré-requisitos básicos para firmar um financiamento estudantil e realizar o curso de graduação. De acordo com as regras de 2017, podem concorrer estudantes que:

  • Realizaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Têm uma renda familiar bruta mensal de, no máximo, até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Informarem o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento.

Não necessariamente o estudante precisa ter participado da última prova do Enem, basta ter realizado alguma edição do Exame a partir do ano de 2010.

A nota mínima exigida, por outro lado, é de 450 pontos na prova, e qualquer nota superior a zero na redação.

Através dos dados acima, o SISFIES, o sistema informatizado do FIES 2017 consegue avaliar se o estudante apresenta tudo o que é necessário, inclusive a pontuação nas provas.

Confiramos os pré-requisitos, o estudante estará inscrito para ser avaliado pelo programa, podendo ou não conseguir o financiamento.

Agora que você já sabe o que é FIES, consegue dizer quais as diferenças entre esse programa e outras ferramentas estudantis, como o Prouni e o SISU?

Pois bem, o governo conta com mais de um programa para facilitar o ingresso no ensino superior, e todo o estudante precisa conhecer as principais diferenças entre eles. Confira aqui:

E para ler mais sobre as novas regras do FIES, veja as normas que foram publicadas em Fevereiro deste ano no Diário Oficial da União:

Confira mais novidades do Diário Oficial no E-DOU

O E-DOU é um portal que permite à sociedade consultar e conferir gratuitamente conteúdos divulgados pelo governo e pelo setor privado no Diário Oficial da União (DOU) e nos Diários Oficiais dos Estados (DOE). Navegue pelo site e confira!