Entenda como funciona o STJD – Superior Tribunal de Justiça Desportiva

22 de agosto de 2017
0
Diário Oficial da União

Compreenda através do presente artigo quais as funcionalidades do STJD e veja como realizar buscas no Diário Oficial da União. Ao contrário do que algumas pessoas acham, a letra “S” de STDJ significa Superior e não Supremo. Saiba tudo sobre a sigla e como essa organização funciona.

Existem órgãos que foram desenvolvidos pela justiça desportiva, como os Tribunais de Justiça Desportiva (TJDs) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que constituem o que é chamado de Tribunais Arbitrais.

 

Com funciona o Superior Tribunal de Justiça Desportiva

Como é sabido, o Estado detém o uso da força, isto é, não é permitido aos cidadãos que façam justiça com as próprias mãos. Os indivíduos comuns, assim como empresas e instituições, precisam buscar soluções através do Judiciário toda vez que têm seus direitos ofendidos.

Cada um, em boa parte das vezes, vê o que é certo e o que é errado de forma distinta, e é por isso que o Estado deve agir como um órgão imparcial.

Se não fosse pela Justiça, os homens viveriam sob estado de medo constante, pois não haveriam meios de provar o que é justo, e cada um poderia lutar pela sua visão da forma como entendesse, inclusive com o uso de violência.

Ainda que o Estado aja como uma ferramenta para dissolver desentendimentos, existem alguns assuntos que não carecem de sua interferência, ou seja, que podem ser resolvidos sem que o Judiciário seja acionado.

Os chamados Tribunais Arbitrais existem com essa finalidade. Quando as partes que buscam seus direitos concordam que é possível optarem por uma conciliação através de um tribunal particular e independente, elas procuram a via arbitral.

Como funciona um Tribunal Arbitral

Existem casos específicos que se encaixam nos padrões dos tribunais arbitrais, são eles as causas de caráter patrimonial:

Especificamente, é necessário que seja um direito patrimonial disponível, isto é, um direito que a pessoa possa abdicar.

Mais do que isso, as partes envolvidas precisam estar de acordo sobre o uso da justiça arbitral, já que estão abrindo mão de levar o caso para a justiça estatal. Se apenas um das partes concordar com o uso da justiça particular, e a outra não, obrigatoriamente o caso deverá ser julgado pelo Estado.

Por ser de origem privada, ou seja, particular, a justiça arbitral não é gratuita. As partes envolvidas devem pagar o árbitro e todas as possíveis despesas inclusas.

Ainda que não seja gratuita, como a estatal é (em grande parte), apresenta algumas vantagens: Além do sigilo de todos os dados apresentados pelo caso, há maior rapidez para resolução dos casos, e o árbitro encarregado de julgar é um técnico na área.

Em poucas palavras, a justiça desportiva é um dos tipos de juízo arbitral. Ela tem o diferencial de se revestir do que a Constituição nomeia “interesse público”, por mais que se trate de uma organização de direito privado.

 

Realize buscas e publicações no Diário Oficial da União com ajuda do E-DOU

Através do E-DOU, o cliente tem a possibilidade de realizar consultas gratuitamente de conteúdos relevantes que são publicados pelo governo e também pelo setor privado.

Além disso, é possível também realizar publicações no Diário Oficial da União (DOU) e nos Diários Oficiais dos Estados (DOE) com o auxílio do E-DOU, o portal especializado em intermediar esse tipo de processo.

Navegue pelo site e confira o conteúdo.