Imprensa Nacional

06 de julho de 2015
0

A Imprensa Nacional nasceu em 1808, por meio de um decreto de D. João VI, e recebeu o nome de Impressão Régia. Sua história se confunde com a própria história do país e marca o desenvolvimento da cultura e da imprensa em todo o território nacional. Foi a Imprensa Nacional que publicou a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do Brasil.

Uma das responsabilidades da Imprensa Nacional é registrar todos os dias a vida administrativa da nação por meio do Diário Oficial da União (DOU). O jornal conta com três seções e divulga leis, decretos, portarias, resoluções, avisos de licitação, editais, contratos, atos de interesse dos servidores públicos e outras informações relevantes para a população.

Pioneira e moderna, a Imprensa Nacional iniciou suas atividades online em 1997, lançando seu endereço eletrônico e disponibilizando parte do DOU na web. Graças à digitalização, hoje as matérias publicadas no diário podem ser facilmente pesquisadas por meio do sistema de busca do E-DOU, que funciona de forma prática e gratuita.