IPVA: Entenda Como Funciona Esse Imposto

10 de dezembro de 2015
0

Grande parte do orçamento anual é destinada ao pagamento do IPVA. O Imposto sobre a Propriedade de Automóveis (IPVA) é obrigatório para todos que possuem automóvel, motocicleta, embarcação ou mesmo aeronave. A tarifa é um tributo estadual, cujo valor pode variar entre 1% e 6%, sendo cobrado com base no estado onde o veículo foi emplacado. Automóveis que já tenham completado 20 anos de vida recebem isenção do imposto.

Como é realizado o pagamento?

O recolhimento da alíquota pode ser realizado tanto a vista, sendo o pagamento feito em janeiro, ou em até três parcelas, correspondentes a janeiro, fevereiro e março. Pagando tudo em janeiro, o contribuinte tem desconto. Caso o pagamento seja realizado depois dessa data, será necessário o pagamento de multa e imposto.

Dividido Entre Cidade e Município

O dinheiro que for arrecadado com o imposto será repartido igualmente entre o estado e a cidade onde o emplacamento foi realizado. A tarifa representa uma das mais importantes fontes de renda do município. O dinheiro obtido com o IPVA pode ser investido em obras nas vias públicas e outras ações para o benefício da comunidade em geral.

Além deste, nossa seção de artigos possui diversos outros conteúdos a respeito de como é realizada a cobrança de diversos tributos.