Poderes do Estado: quais são e o que cada um faz

O tema de hoje envolve política. Se alguém te perguntasse quais são os Poderes do Estado e como cada um deles afeta a sociedade, você saberia responder? Não se preocupe caso não tenha a resposta na ponta da língua, pois além de explicarmos os Poderes também vamos contar exatamente a função que cada um deles deve desempenhar.

Entender sobre política é importante para observarmos se o país está sendo cuidado da maneira devida. Conhecer o papel dos nomeados para exercer algum cargo político, e compreender para que servem os Poderes é essencial para não deixar que nada de errado passe despercebido.

Em primeiro lugar vamos explicar o que é o Estado. O Estado é a instituição que cuida do país, ele é formado pela união de três Poderes: o poder executivo, o poder legislativo e o poder judiciário. Foi um pensador francês, Montesquieu, quem criou essa estrutura que passou a ser característica da República, assim como é no Brasil.

Agora que já explicamos essa parte da política, referente ao Estado, vamos abranger detalhadamente a função dos Poderes. A ideia de existirem três Poderes é para que haja equilíbrio, de maneira que cada um dos Poderes exerça certa medida de controle sobre o outro. Preste atenção a função de cada um deles!

  • Executivo

O Poder Executivo deve aplicar as leis e zelar pelo cumprimento delas. Também é responsável pelas políticas sociais, que envolvem manter as relações do país com outras nações, cuidar das forçar armadas e administrar órgãos públicos que prestam serviços à população. O Executivo é representado pelo presidente, governadores e prefeitos.

  • Legislativo

O Poder Legislativo é quem cria as leis e modifica-as. Também é responsável por fiscalizar o poder Executivo e julgar os membros do governo, como o Presidente da República e os próprios membros do Legislativo. Quem compõe esse Poder são os parlamentares, que nada mais são do que os vereadores municipais e os deputados estaduais e federais. O Senado com seus senadores também fazem parte do Legislativo.

  • Judiciário

O Poder Judiciário tem a responsabilidade de julgar os crimes e avaliar se as leis criadas pelo Poder Legislativo estão obedecendo ou não à Constituição Federal. Esse é o único dos três Poderes do Estado que não é eleito pelo povo. Sua principal instância é o Supremo Tribunal Federal e são os juízes e desembargadores que representam o Poder Judiciário.

Os três Poderes do Estado precisam avaliar um ao outro para garantir que funcionem bem e corretamente. Se em algum momento um dos Poderes deixar de agir de maneira certa, os demais Poderes precisarão intervir para fiscalizar e avaliar o caso.

Viu como falar sobre política é interessante? Conhecendo bem os deveres dos Poderes do Estado, fica mais fácil entender os trâmites envolvendo assuntos governamentais. Dessa maneira acompanhar os eventos políticos e garantir que os mesmos respeitem a Constituição fica mais interessante e menos complicado.

Se você gostou de entender sobre esse assunto, continue acessando o E-DOU para mais informações como essas. Sua visita é muito importante para nós!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*