Saiba o que são Empresas Estatais

O termo empresas estatais sempre está presente nas matérias de jornal e televisão. No entanto, boa parte da população não sabe quais são as suas principais características e sequer sabe se elas existem no Brasil.

Se você é uma dessas pessoas, fique atento! Preparamos este post para te ajudar a entender melhor sobre o assunto. Confira:

O que é?

Basicamente, estatais são CNPJs controladas totalmente ou parcialmente pelo Estado, ou seja, elas pertencem ao governo. Isso inclui os federais, estaduais, municipais ou qualquer tipo de combinação entre eles.

Porém, dentro desse conceito ainda existem duas ramificações:

Sociedade de economia mista

Significa que a maior parte do capital da empresa pertence ao Estado. Dessa forma, a menor parcela das ações pode pertencer a pessoas físicas.

Empresa pública

Quando alguém usa este termo, está querendo dizer que a empresa é exclusivamente administrada pelo governo. Isso significa que 100% do capital de investimento veio de dinheiro público.

O que as empresas estatais fazem?

Por terem recebido investimento das riquezas do Estado, uma empresa estatal brasileira pode produzir e comercializar bens ou prestar serviços.

Vale ressaltar que essa regra vale tanto para a sociedade mista quanto para a empresa pública.

Elas existem no Brasil?

Sim, e inclusive fazem parte do seu dia-a-dia. Entre os principais exemplos estão os Correios, a Eletrobras, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.  E não podemos esquecer da maior e mais famosa entre elas, a Petrobrás.

exemplo de empresas estatais

E no mundo?

Sem dúvida! Em 2015, foi lançado um estudo afirmando que quatro das dez maiores empresas de capital aberto do mundo são estatais. Além disso, as dez maiores do setor de gás e petróleo também são.

Quais são os benefícios que as estatais podem trazer a um País?

Entre as vantagens, podemos destacar que os lucros dessas empresas podem beneficiar toda a população. Além disso, ao comprar produtos e serviços, as estatais fazem licitações transparentes, buscando as melhores ofertas disponíveis no mercado. Vale lembrar que elas também são responsáveis por oferecer os famosos concursos públicos, que representam o sonho de muitos brasileiros.

Por que tantas pessoas criticam as empresas estatais?

Explicando de maneira simples, muitas pessoas não gostam da ideia de empresas estatais porque acreditam que elas podem ser tendenciosas à corrupção e a má administração.

Como exemplo, vamos supor que um político controla uma empresa estatal de gás. Ele precisa construir um novo prédio e recebe o dinheiro vindo dos nossos impostos, cidadãos brasileiros, para a realização das obras.

Ao contratar uma empresa de engenharia para a empreitada, esse político pode fazer uma licitação indicando que a obra é mais cara do que de fato seria.  Ele tomaria essa atitude juntamente com a contratada com o objetivo de ficar com uma parte desse investimento, enriquecendo às custas do povo.

Agora que você já sabe o significado do termo, já vai poder explicar para quem não sabe! E se quiser continuar por dentro de assuntos interessantes, não deixe de acompanhar o e-Dou.

Até a próxima!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*