Como funciona a Bolsa de Valores?

20 de setembro de 2016
0

No senso comum, a Bolsa de Valores é um daqueles lugares caóticos: pessoas estressadas e gritando, muitos papéis e telefones e centenas de números incompreensíveis.  Contudo, a maioria das pessoas não sabe de fato qual a função desse ambiente, tampouco seu impacto na economia.

De modo simples, podemos afirmar que a Bolsa de Valores funciona como uma espécie de mercado onde indivíduos e empresas se relacionam por meio da compra e venda de títulos e ações.

Essas ações são fatias da empresa que foram abertas para que investidores injetem dinheiro no negócio, os tornando pequenos sócios da companhia.

No entanto, a intermediação entre as empresas e os investidores é feita por corretoras, que na verdade são as responsáveis por oferecerem as ações aos compradores.

As ações podem ser administradas de três maneiras. A primeira delas é por meio de um fundo de investimento, que funciona como um condomínio dotado de regras próprias onde cada morador possui uma parte do todo.

A segunda, mais livre e informal, é chamada de Clubes de Investimento, onde no mínimo três e no máximo 150 pessoas podem decidir onde e quanto investir no mercado.

Por fim, a terceira é a individual, onde apenas uma pessoa controla as ordens de compra ou venda, contando apenas com uma consultoria por parte da corretora.

São nesses processos que as relações de oferta e demanda iniciam, pois os investidores podem decidir vender as ações que compraram e novos compradores podem se mostrar interessados.

Quando isso acontece, o investidor primário executa uma ordem de venda das suas ações à corretora, que por sua vez envia a informação para a Bolsa de Valores.

O novo comprador, por outro lado, envia uma ordem de compra para a corretora apontando o valor que deseja pagar pelas ações. Da mesma forma, essa informação também chega até a Bolsa.

Quando a ordem de venda e a de compra chegam à Bolsa de Valores com o mesmo valor, o negócio finalmente é fechado.

Todo esse procedimento acontece em questão de segundos e de maneira bastante fácil. Afinal de contas – com o passar dos anos – esse grande mercado mudou e agora adota processos eletrônicos e funcionais. Por isso, aquela cena icônica de pessoas gritando ao telefone praticamente não existe mais.

Porém, vale a pena ressaltar que esse tipo de investimento oferece riscos. Se , por exemplo, a empresa que disponiblizou as ações apresentar prejuízo, logo todos os acionistas irão sentir isso na pele. Da mesma forma, se a companhia apresentar lucros, todos os acionistas sairão ganhando.

No País, existem duas bolsas de valores – ambas pertencentes ao mesmo grupo, o BM&FBOVESPA. A primeira, chamada BM&F, tem foco na negociação de instrumentos financeiros e produtos agropecuários. Já a segunda, chamada BOVESPA, tem foco na negociação em ações e opções de ações.

O que você acha de investir dinheiro nesse tipo de negociação? No Brasil, existem aproximadamente 100 corretoras autorizadas para intermediar a compra e venda de ações. Dessa forma, antes de contratar uma, é preciso buscar referências de conhecimento técnico e idoneidade.

Desejamos boa sorte e muito sucesso!