Qual É o Papel do Vereador da Sua Cidade?

01 de dezembro de 2016
0

Recentemente, no Brasil, aconteceram as eleições regionais em todas as cidades, elegendo nossos representantes para governar todos os bairros, resolver questões administrativas e tomar decisões em prol do melhor para nós. Aqui na e-Dou nós já explicamos qual é a função do vice-prefeito e do prefeito, mas hoje você aprenderá o papel do vereador da sua cidade.

O que é um vereador?

De forma objetiva, o vereador é um político eleito por meio do voto direto, que tem como função representar o povo no poder legislativo do município.

Dentro da câmara dos vereadores o profissional eleito pelo povo tem um mandato de quatro anos, e ao contrário do prefeito sua reeleição é ilimitada. Por isso em várias cidades do Brasil existem vereadores experientes com muito mandatos consecutivos.

Obrigatoriamente, todas as cidades do Brasil precisam de vereadores para criar projetos e melhorar a legislação, sendo que o número mínimo de profissionais na câmara é de 9 e no máximo 55.

Entre outras funções dos vereadores estão: receber o povo para ouvir demandas locais e fiscalizar o poder executivo em relação aos seus gastos, forma de administrar, etc. Resumindo, os vereadores são a ponte entre o prefeito e a população, entendeu?

Quem pode ser um vereador?

Obviamente o vereador precisa ser eleito pela população, seguindo algumas regras específicas do Tribunal Eleitoral.

Mas para se candidatar ao cargo é necessário ser brasileiro, filiado de algum partido político, maior de idade, possuir domicílio eleitoral na cidade em questão e ter suas obrigações eleitorais em dia.

Agora que você já sabe qual é o papel do político da sua cidade, fique por dentro de todos os Diários Oficiais acompanhando as publicações do e-Dou.

Você também vai gostar de:

1 – Você sabe o que faz um prefeito?

2 – Qual é a função do vice-prefeito?