Como funciona a Ibovespa?

20 de junho de 2017
0

Muitos brasileiros já ouviram falar da Ibovespa, seja na leitura da sessão de economia de um jornal ou assistindo o noticiário econômico na televisão, porém poucos sabem realmente o que ela é, ou a conhecem superficialmente. O público conhecedor deste índice normalmente são os investidores do mercado de valores mobiliário.

O Ibovespa é o índice da Bovespa, ele é um importante indicador de performance de todas as cotações de ações que são negociadas na bolsa de valores em São Paulo. Sua formação concentra-se nas ações de volume maior nas negociações dos últimos meses, a quantia é representada pelo valor atual na moeda corrente, na teoria de uma carteira imaginária de ações, criada em 1968, surge através de uma hipotética aplicação. Foram dados 100 como uma base de valor para um lote padrão cuja carteira ganha volume sem entrar nenhum aporte, com o aumento unicamente de ganhos gerados pelas ações que o lote contém, por exemplo, exercícios de direitos, bonificações recebidos e dividendos.

Os investidores tem a opção para a negociação de quase 500 tipos de ações diferentes. Para ter uma ideia disso, e obter o índice que representa da maneira eficaz e fidedigna ao comportamento do mercado é que surgiu o Ibovespa.

E Como ela funciona?

Supõe-se o investimento na formação de uma carteira, que no final do ano é composta por um determinado número de ações que simbolizam o movimento dos papéis em negociação na Bovespa, simbolizando não somente o comportamento de preços, mas inclusive o perfil dos negócios feitos observados nos pregões. Todas as ações juntas representam um grande percentual no volume das transações dos 12 meses anteriores. Com mais um critério, se exige que ação apareça 80% no mínimo dos pregões nestes meses. Então a liquidez do papel é requisito de corte. Para que ao longo do tempo a representatividade fique estabelecida, a cada 4 meses é feita a reavaliação da carteira imaginária. Isto é realizado com base no último período de 12 meses para se verificar qualquer alteração na participação de cada uma das ações. O calculo do indicador é feito simultaneamente, considerando rapidamente todos os negócios e seus respectivos preços realizados no mercado com as ações que compõe a carteira e a Bovespa divulga online.

Qual a importância para o Brasil ter uma bolsa de valores?

Na America Latina, a Bovespa é a maior bolsa de valores. Hoje a Bovespa é uma empresa que tem ações com cotação no mercado, nos anos 60 ela era simplesmente entidade oficial corporativa vinculada à secretaria de finança dos estados, logo após isso a bolsa se tornou institucional e se caracterizou com é hoje. Além do mais, a BOVESPA se fundiu com a BM&F, (Bolsa de Mercadorias e Futuro) se firmando como a maior por causa de seu volume nas negociações.

Este e outros artigos podem ser encontrados no E-DOU, o DOU é o portal oficial do Diário Oficial da União na internet, onde você encontra todas as informações do governo federal e muito mais, acesse o site e confira.