USP perde 1º lugar para Unicamp em ranking das universidades da América Latina

27 de julho de 2017
0

No ranking publicado no dia 20/07 pela revista THE (Times Higher Education), este ano pela primeira a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), tomou a frente da USP (Universidade de São Paulo) e ficou em primeiro lugar. No ranking divulgado no ano passado pela revista as posições eram inversas, a USP é quem ocupava a primeira posição e a Unicamp estava com o segundo lugar.

Os critérios de avaliação da revista em relação à qualidade das universidades são: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Ao todo são 81 universidades listadas no ranking.

De acordo com a declaração do responsável pelo ranking, o Brasil possui diversidade e excelência no ensino superior representada por essas duas universidades reconhecidas internacionalmente.

O ranking na América Latina das dez melhores universidades está assim:

  1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
  2. Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
  3. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
  4. Universidade do Chile – Chile
  5. Universidade dos Andes – Colômbia
  6. Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey México
  7. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Brasil
  8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
  9. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Brasil
  10. Universidade Nacional Autônoma do México – México

Ainda de acordo com a publicação da THE, o país está desempenhando o melhor papel entre os latino-americanos no ranking deste ano, entre as dez melhores cinco são do Brasil. E no total são 32 universidades do país presentes na lista.

Entre elas muitas outras instituições bem conhecidas como: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na décima primeira posição; Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) na décima segunda; Universidade Federal do ABC (UFABC) na décima quarta; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na décima quinta; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na décima sesta; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na décima oitava; Universidade de Brasília (UnB) na décima nova; Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em vigésima quarta posição; entre 26ª e 30ª Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e 31ª e 35ª posições a Universidade Federal de Viçosa (UFV) entre outras.

O DOU (Diário Oficial da União) sempre publica edital de licitação, leis, portarias, decretos, exonerações e nomeações dentre outros. Ou seja, atos oficiais no âmbito do governo federal. O Presidente República em exercício é quem é o responsável e assina pelo jornal por intermédio do Ministério da Casa Civil. As publicações são dos atos administrativos da Administração Pública Federal de forma geral.

O jornal é dividido em algumas seções, três seções para ser exato. Regularmente, o conteúdo do Diário Oficial é publicado na íntegra no E-DOU. São milhares de páginas publicadas no acervo online. Este e outros artigos podem ser encontrados no E-DOU, o portal oficial do DOU na internet, onde você encontra também todas as informações nas versões DOE e DOM, relativos aos Estados e Municípios ou se desejar realizar uma publicação no diário oficial. Acesse o site e confira.