Como funciona o Programa Jovem Aprendiz

01 de agosto de 2017
0

Muitos jovens atualmente no Brasil buscam um espaço no mercado de trabalho, eles querem a oportunidade de mostrar seu potencial e desenvolver suas habilidades. O mercado tem ficado cada vez mais competitivo com o passar do tempo e isso exige que as pessoas estejam preparadas cada vez mais cedo. O programa de capacitação de jovens é um incentivo para que o maior número de adolescentes em fase inicial trabalho tenha a oportunidade necessária para começar uma carreira profissional bem preparado.

O que é ser um jovem aprendiz?

É a capacitação e desenvolvimento de adolescentes e jovens para o primeiro emprego. Jovens que estão dispostos a estudar e se aprimorar em alguma área profissional, para conseguir o tão desejado espaço no mercado de trabalho. É uma via de mão dupla, pois com isso as empresas suprem sua necessidade de mão de obra capacitada para os cargos onde estes jovens trabalharão.

O que é aprendizagem?

Trata-se de uma contratação específica, onde os requisitos são: O jovem deve ter entre 14 e 24 anos de idade, estabelecido um contrato por tempo determinado, onde a empresa assegura a formação prática do aprendiz com funções compatíveis com sua capacidade. E o aprendiz se compromete a exercer estas funções de forma a desenvolver sua formação profissional.

O que é o programa de aprendizagem?

Segundo o artigo primeiro, inciso três da IN nº 26 de dezembro de 2001, permite a uma entidade qualificada em formação profissional instruir e desenvolver com os jovens um conteúdo pedagógico através das atividades profissionais teóricas e práticas.

Quais são as formas de contratação de jovem aprendiz?

Os jovens serão contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) artigos 430, 431. E este processo é realizado pela empresa onde o aprendiz fará a prática da aprendizagem ou pela entidade qualificada.

Lei da Aprendizagem

É a lei nº 10.097/2000, complementada posteriormente através do decreto federal 5.598/2005. Onde consta a determinação de que todas as empresas no Brasil de médio e grande porte devem contratar entre 5% e 15% de aprendizes do número total de seus funcionários, para os cargos e tarefas que demandam formação profissional.

O DOU (Diário Oficial da União) sempre publica edital de licitação, leis, portarias, decretos, exonerações e nomeações dentre outros. Ou seja, atos oficiais no âmbito do governo federal. O Presidente República em exercício é quem é o responsável e assina pelo jornal por intermédio do Ministério da Casa Civil. As publicações são dos atos administrativos da Administração Pública Federal de forma geral.

O jornal é dividido em algumas seções, três seções para ser exato. Regularmente, o conteúdo do Diário Oficial é publicado na íntegra no E-DOU. São milhares de páginas publicadas no acervo online. Este artigo sobre jovem aprendiz e outros artigos pode ser encontrado no E-DOU, o portal oficial do DOU na internet, onde você encontra também todas as informações nas versões DOE e DOM, relativos aos Estados e Municípios ou se desejar realizar uma publicação no diário oficial. Acesse o site e confira.