O Que é Accountability?

accountability
accountability

Você já ouviu falar sobre o termo accountability? Essa palavra da língua inglesa é praticada dentro das políticas públicas e talvez até você mesmo já tenha exercido mas não sabia a nomenclatura que recebia.Antigamente, por volta da década de 80, era comum que vereadores, governadores, ministros, prefeitos e outros agentes políticos não prestassem contas à população de suas decisões. Ou, mesmo que falassem, não dessem tanta importância à reação da população.

Hoje em dia esse cenário já é bastante diferente, um exemplo é a lei da transparência. Grande parte dessa mudança é responsabilidade desse termo.

Afinal, o que accountability quer dizer?

Desde que o país passou por um processo de democratização e, também, com mais acesso à informação da população, está cada vez mais difícil esconder as ações políticas. Esse controle, fiscalização e necessidade de prestação de contas do poder público é o próprio accountability.

Por isso que talvez você já tenha tomado essa atitude. Se algum dia cobrou esclarecimentos de algum poder público, político e quis saber de suas ações, essa ação foi exercida. Não é por acaso que qualquer cidadão hoje em dia pode propor uma ação popular, que será encaminhada posteriormente ao Tribunal de Justiça.

Prestação de contas é como o termo é traduzido ao pé da letra, porém vai muito além disso. Essa é uma exigência para que pessoas que desempenham cargos de importância na sociedade, precisamente de órgãos públicos, mantenham o máximo de transparência possível em relação ao que vêm fazendo no exercício da profissão.

Na verdade, é dever de todos os governantes o esclarecimento à população e aos órgãos competentes de suas obrigações, demandas e atividades. O accountability só é uma forma de cobrar essa atitude.

Agora que você já sabe o que é accountability, entende que quem representa os direitos da população tem a obrigação de prestar esclarecimentos de suas atitudes e que os cidadãos também têm direito a questioná-los.

Gostou de conhecer esse termo? Continue acompanhando as publicações do E-DOU e saiba tudo sobre o assunto!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*