Valuation — Aprenda a Calcular o da Sua Empresa

valuation

Determinar o valuation é um passo essencial para posicionar a sua empresa em negociações de parcerias, vendas ou investimentos dentro do mercado. Entenda melhor o que é e como calcular esta informação neste artigo, basta continuar lendo!

O que é valuation?

Se você está no mundo dos negócios ou é entusiasta sobre o assunto, já deve ter ouvido falar neste termo. A origem vem da língua inglesa e significa “avaliação”, em tradução literal. Trata-se de uma avaliação do valor de mercado da empresa, é baseada em uma série de dados e variáveis que devem ser devidamente mensurados.

É uma forma de visualizar o potencial financeiro atual dos seus negócios, tornando-os atrativos.

Como calcular valuation com balanço patrimonial

Esse método vai usar como base o patrimônio presente no seu negócio. Isso significa, que basta somar-se todos os ativos circulantes (caixa, valores recebidos etc) e os não-circulantes (como imóveis, sede, máquinas etc). Agora basta subtrair as obrigações e impostos dos passivos circulantes e não-circulantes da empresa.

Calcular pelo fluxo de caixa descontado

 

A sigla para essa conta é FCD, ela se baseia nos riscos assumidos pelos investimentos em outros tipos de negócios. É uma excelente forma de estimar quanto a sua empresa possui de capacidade e poder dentro do mercado. Analisando e mensurando os valores dos investimentos feitos em seus ativos operacionais, o capital e os riscos do empreendimento.

Valuation calculado com múltiplos de mercado

Essa forma é muito comum entre as empresas, trata-se de uma forma recomendado, principalmente, para as empresas com menos de cinco anos de mercado ou startups. Funciona bem para os negócios com altos riscos iniciais e pouco histórico, pois cria um comparativo e paralelo com os negócios do mesmo setor, com carcaterísticas semelhantes.

Basicamente, estima-se um valuation baseado naqueles que já atuam, os múltiplos de mercado. Para isso, é necessário comparar o desempenho econômico e financeiro das concorrentes e realizar uma média que dará início ao seu valuation.

É importante utilizar este método quando estiver buscando investidores-anjo ou dando grandes passos no início dos negócios ou mudanças de área.

Gostou de aprender mais sobre como calcular o valuation da sua empresa? Confira mais conteúdos como este nas publicações do E-dou e aproveite para adquirir conhecimento sobre os negócios!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*