Entenda o que é um Negócio de Impacto Social

negócio de impacto social

Um termo que ainda está em desconhecimento por muitos empreendedores no Brasil, mas que mostrou-se como uma tendência no mercado e uma forte estratégia de lucro para startups. Quer entender mais sobre negócio de impacto social? Continue lendo este artigo.

O que é um negócio de impacto social?

A modalidade chamada “negócio de impacto social” ou apenas “negócio social”. A definição é uma empresa que tem como atividade-fim gerar mudanças positivas em sociedade. São organizações com modelo de negócios voltado para transformar o mundo ou a comunidade em que estão situados.

Qual a diferença entre negócio de impacto social e ongs?

As organizações não-governamentais (ongs), não possuem o lucro como meta e por isso, sobrevivem de doações. Entretanto, o negócio social possui um serviço ou produto que traz faturamento para empresa e custeia suas ações de impacto social, seja quais foram. Portanto, a principal diferença é a obtenção de lucro sob a comercialização de itens ou prestação de serviços.

Exemplos de negócio de impacto social

No Brasil já existem iniciativas de sucesso na área de empreendedorismo social, listamos algumas que estão mudando a realidade de comunidades e grupos marginalizados no país, acompanhe:

Badu Design

A empresa nasceu da vontade de sua idealizadora, Ariane Santos, que começou a fabricar cadernos artesanais para ganhar dinheiro. Após um tempo, a demanda cresceu e a empreendedora viu a oportunidade de expandir seus negócios para ajudar as mulheres de sua comunidade. Hoje, o negócio de impacto social ajuda 51 mulheres na geração de renda e capacitação profissional para a produção de artesanto.

Plant – Fazendas Urbanas

A Plant é criada pela Edileusa Andrade, a atividade-fim do negócio de impacto social era a venda de telhados verdes para empresas e comércios. A organização montava hortas urbanas que traziam uma solução ecológica para as cidades e também benefícios para os clientes com redução do Imposto Predial e Territorial Urbano. Além disso, para cada horta vendida, uma era doada para comunidades carentes, auxiliando na alimentação de qualidade das populações.

MaturiJobs

Uma plataforma de emprego idealizada por Mórris Litvak, a rede conectava empresas e pessoas mais velhas, acima de 50 anos, para vagas de emprego. O impacto social da MaturiJobs estava em ajudar na recolocação profissional de um grupo que sofre discriminação no mercado de trabalho, e os lucros são providos de assinaturas mensais aos pacotes da plataforma, promoção de workshops, cursos e mentorias empresariais.

Gostou de saber o que é um negócio de impacto social? Quer abrir o seu ou entender mais ? Confira os passos para quem quer abrir empresa e fique por dentro do mundo empresarial. Acompanhe o E-dou para mais dicas!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*