Ensinamentos sobre liderança e gestão de pessoas são a base do modelo de negócios da Disney, a gigante do entretenimento. A empresa, criada por Walt Disney, em 1923, possui 195 mil funcionários e USD 56 bilhões de renda anual – e parte dessa receita de sucesso pode ser aplicada na advocacia.
Quer saber como? Confira 4 dicas de gestão da Disney para advogados no artigo de hoje.
A célebre frase de Walt Disney já dá indícios da importância de uma liderança excelente, uma das dicas de gestão da Disney para advogados: “Você pode sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer do sonho uma realidade”.
Trazendo a frase para o mundo jurídico, o sucesso de um escritório de advocacia depende de ideias e talentos, mas, acima de tudo, da capacidade de engajar as pessoas com os objetivos do negócio. O profissional responsável por unir todos em torno de um ideal é um líder, que comunica aos membros do escritório quais as expectativas de desempenho e as instruções, dando feedbacks constantes.
A excelência da liderança, um dos estágios fundamentais do modelo de gestão da Disney, é, também, uma parte da entrega dos serviços de um escritório. Ela deve funcionar bem para que as demais também funcionem. Se existe um líder capaz de transmitir os valores do escritório de advocacia, a próxima etapa já está pronta para acontecer, que é a excelência dos funcionários.
Ter profissionais qualificados e capacitados no escritório é imprescindível para ter uma boa administração, e é uma das dicas de gestão da Disney para advogados.
Para Walt Disney, seria a “excelência do elenco”: cada empregado é tratado como um protagonista responsável por fazer a mágica acontecer. A excelência decorre do esforço e da qualidade individual em cumprir os objetivos propostos pelo líder, trabalhando em equipe e entregando um serviço excelente.
Em um escritório de advocacia, a capacitação profissional é peça-chave na excelência na prestação de serviços. Desde o primeiro contato com o cliente, pela equipe de atendimento, até o advogado, é preciso contar com funcionários que saibam exatamente a cultura e o valor do negócio. Por isso, liderança e capacitação estão integradas para atender às expectativas do cliente.
O cliente é o lugar central na prestação de serviços. Ele decide qual advogado contratar, se permanecerá com o profissional atual ou se optará por um novo. Por este motivo, ele é a preocupação primordial, e merece a mobilização de todos do escritório, da secretaria à diretoria. É a chamada “cultura de atendimento”, voltada para a satisfação, uma das mais importantes dicas de gestão da Disney para advogados!
Com os líderes e a equipe olhando na mesma direção (prestar um serviço de qualidade), é possível atingir a satisfação do cliente. Quanto melhor o trabalho, mais satisfeito o cliente fica, e para atender às expectativas na advocacia, é preciso adotar muitas práticas que garantem a excelência do serviço.
Estar em constante aprendizado, por exemplo, é uma delas, uma vez que o conhecimento adquirido é uma estratégia que deve fazer parte da cultura organizacional. Isso produz melhorias, mudanças e inovações, o que contribui para elevar o desempenho e a competitividade.
Ter advogados proativos, que possuam capacidade de se antecipar às mudanças de cenários para melhor atender às demandas, é outra forma de priorizar a satisfação do cliente, e o guia de modelo de gestão da Disney. Se o cliente está satisfeito, ele se tornará um cliente fiel.
E lembre-se: não existe bom ou mau serviço no modelo de gestão da Disney. Existe o serviço que cumpre às expectativas e o que não cumpre.
A análise de ações e resultados de um escritório de advocacia faz parte das dicas de gestão da Disney para advogados antes de reiniciar todo o ciclo. Essa é a última etapa do planejamento estratégico, e serve para corrigir os erros e falhas, aprimorar os acertos e mapear a influência das ações no resultado final.
Considerando que a advocacia é uma contínua prestação de serviços, é possível aperfeiçoar a gestão a todo momento.
Imagine que seu escritório possua um blog (uma das boas ferramentas do marketing jurídico), que objetiva aumentar o tráfego de potenciais clientes no site, agregar valor à marca e converter essas pessoas em reais clientes. Essa é a estratégia definida para o marketing de prospecção, mas se o blog não é atualizado com a periodicidade definida do plano, o gestor deve cobrar do profissional de marketing para que se atinjam os objetivos.
Elencamos pequenas práticas que servem para colocar as dicas de gestão da Disney para advogados em prática. Veja!
As dicas de gestão da Disney para advogados abordam processos internos e relacionamento com o cliente. É um ciclo virtuoso, em que uma estratégia de administração contribui para a consecução da seguinte – isso constrói a boa experiência do cliente e leva à sua fidelização. O resultado é o sucesso do advogado e de seu escritório!
Você aplica alguma dessas práticas em sua gestão? Conta para a gente nos comentários e até a próxima