A crise econômica que o Brasil enfrenta gerou altos índices de desemprego em todo o País. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no terceiro trimestre deste ano subiu em todas as regiões brasileiras, chegando a 11,8%. Esse número corresponde a 12,022 milhões de desempregados.
Diante de uma situação como essa, buscar uma recolocação no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Se você está nesse processo, confira algumas dicas que irão te ajudar a conseguir um emprego mais rapidamente:
Esse é o primeiro e um dos mais importantes passos para uma recolocação profissional. A ansiedade tem sido responsável por causar altos níveis de stress, síndrome do pânico e outras doenças emocionais. Esse momento é complicado, mas manter a calma pode fazer toda a diferença na hora de tomar decisões e buscar as melhores alternativas para minimizar o impacto da situação.
Muitas vezes, um bom profissional pode ser eliminado de processos seletivos por não saber como dispor da maneira correta os principais dados de sua trajetória. Por isso, faça pesquisas e procure trabalhar em modelos eficazes de currículo. Deixe-o sempre atualizado e, caso necessário, prepare um portfólio organizado e que mostre seus principais trabalhos.
Numa recolocação no mercado de trabalho, indicação ainda figura como a maneira mais fácil de conseguir um novo emprego. Dessa forma, entre em contato com profissionais que você acredita que poderão te ajudar. Crie uma apresentação básica dos seus objetivos e, se possível, faça contato não apenas por e-mail, mas também telefone e até mesmo pessoalmente.
Nesse momento, vale a pena gastar algumas horas diárias pesquisando as novas vagas do mercado. É possível trabalhar com sites de recrutamento, grupos específicos em redes sociais, portais específicos de recolocação profissional e as famosas vagas que se espalham entre colegas e amigos. Vale a pena também consultar o Diário Oficial da União (DOU) da sua cidade a fim de conferir a abertura de editais de concursos públicos. Além disso, seja flexível e reflita se não é o momento de buscar algumas mudanças em sua área de atuação.
Quando for selecionado para um processo seletivo, pesquise sobre a história da empresa e fique por dentro de tudo aquilo que tiver acesso sobre o cargo ao qual está se candidatando. Além disso, saiba responder perguntas-chave, como o motivo pelo qual deixou a última empresa que trabalhou e qual seu maior ponto a melhorar. Lembre-se que respostas clichês podem ser um problema. Seja sincero e objetivo, sempre apresentando um aspecto negativo com a mudança que está fazendo para crescer.
—
Seguindo essas dicas, será mais simples conseguir uma recolocação profissional! Lembre-se que a média de procura é de oito meses, podendo até se estender um pouco mais.
Para ficar de olho nos concursos públicos divulgados na sua cidade, que tal consultar o Diário Oficial da União no E-dou?
Uma publicação no Dou pode te ajudar a conquistar o emprego que procura!