A população brasileira tem travado uma verdadeira guerra contra o mosquito Aedes Aegypti. Infelizmente os recorrentes casos de dengue, febre chikungunya e o vírus zika mostram que estamos perdendo mais batalhas do que vencendo. Por isso, cada cidadão tem o dever de colaborar acabando com os possíveis criadouros do mosquito, mas e quando fazemos a nossa parte e os nossos vizinhos não? Confira abaixo como denunciar casos de dengue.
Caso perceba a existência de locais onde exista um possível criadouro do mosquito da dengue, o cidadão deve denunciar o caso à Secretaria de Saúde do Município. Essa ação pode ser realizada pelo telefone ou até mesmo pelo Sistema de Atendimento ao Cidadão na Internet.
Ao ser notificada, a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde envia uma equipe para o local para verificar a situação e trabalhar na eliminação dos focos de dengue. Porém, é preciso que o dono da residência autorize a entrada dos agentes de saúde, caso haja resistência, a entrada só poderá ser realizada mediante ação judicial.
Desde o ano passado, está em vigor na cidade de São Paulo uma lei que permite que os agentes de saúde possam entrar em terrenos particulares sem a autorização do dono, em casos de confirmação de um criadouro de dengue.
Não quer perder nenhum capítulo da batalha legislativa para a erradicação do mosquito da dengue? Não perca os nossos próximos artigos.