Recentemente, mais exatamente no final do ano passado, o governo anunciou uma medida especial com o objetivo de injetar um estímulo na economia nacional, a permissão do saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) das contas inativas até o dia 31 de dezembro de 2015.
Com essa medida, estima-se que milhões de trabalhadores no Brasil todo consigam utilizar esses valores para quitar débitos, adquirir bens, serviços e alimentos, fazendo com que a roda da economia gire contra a crise. Inclusive, especialistas afirmam esses valores disponíveis para saque representam cerca de 0,5% do PIB brasileiro. Confira a seguir mais informações sobre o saque do FGTS.
Segundo divulgado pelo governo e a Caixa Econômica Federal, a partir do mês de fevereiro será possível conferir um calendário correspondente a liberação dos saques, que usará o critério da data de nascimento dos trabalhadores (semelhante ao processo de saque do PIS).
O governo espera que cerca de 10 milhões de trabalhadores possam sacar o dinheiro das contas inativas, sendo que grande parte dos beneficiários terão valores inferiores ao salário mínimo atual. Inclusive, confira nossa recente publicação sobre o aumento do salário mínimo em 2017.
Você pode consultar o saldo do seu fundo de garantia por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal ou através do site do FGTS. Além disso, disponível para iOS, Android e Windows Phone, existe um aplicativo com essa finalidade.
Com o cartão cidadão em mãos também é possível conferir no caixa eletrônico da Caixa, além de visualizar o extrato de seu benefício direto com um atendente.
Gostou desta publicação? Fique atento, em fevereiro o governo anunciará as datas para saque, quem sabe você pode receber um dinheiro para este início de ano? Aproveite e acompanhe os diários oficiais do governo aqui no portal!