Empreender na área do Direito e montar um escritório de advocacia é um sonho de muitos profissionais, e, como em qualquer negócio, deve haver boa estruturação das atividades operacionais e da atividade-fim.
É exatamente por isso que, para ter um escritório de advocacia de excelência, alguns passos são fundamentais. Você sabe quais são eles? Confira no artigo de hoje.
A prestação de serviços jurídicos pode ser feita de várias formas, e o escritório de advocacia próprio é o modo que melhor se adéqua a um perfil específico de profissional: o empreendedor. Pensar em um negócio que atenda às expectativas profissionais e pessoais, escolher um local e a forma de atuação e estudar o mercado são algumas das etapas para montar um escritório de advocacia corretamente.
Veja os principais passos para ter seu próprio negócio jurídico!
Conhecer o mercado consumidor da advocacia é primordial para traçar a estratégia de um novo negócio. Algumas áreas têm apresentado crescimento nos últimos anos, enquanto outras presenciam a queda da demanda. Por este motivo, é preciso abordar algumas questões para mapear as necessidades:
Além de contribuir para definir o foco da atuação do escritório, essas perguntas conseguem direcionar o empreendedor a escolher o melhor local e estrutura (tamanho e número de funcionários) do seu negócio.
A partir da análise de mercado, o advogado deve escolher qual será o foco da atuação de seu escritório. É sabido que o especialista possui mais mercado e é mais bem visto por terceiros do que o advogado generalista.
É possível montar um escritório de advocacia sem investir em sua qualificação na área na qual pretende atuar? Sim, mas não é recomendável, pois a competição entre os empreendedores jurídicos é enorme, e a capacitação profissional é o primeiro passo para se destacar no mercado.
A definição da especialidade de atuação passa, também, pela escolha de abrir um escritório sozinho ou com outros sócios. Se você é especialista em Direito Imobiliário e seu sócio se capacitou em Recuperação Judicial e Falências, o negócio poderá, tranquilamente, abranger os dois mercados.
Qualquer negócio no Brasil demanda um investimento inicial alto, uma vez que é preciso, além de investir na infraestrutura física, arcar com os custos para abrir uma empresa junto aos órgãos públicos, como os de:
Além do investimento inicial, é importante fazer uma projeção de gastos considerados como custos permanentes do escritório: aluguel, manutenção do imóvel (energia, água, condomínio, limpeza etc.), pessoal, equipamentos e tributos.
Concomitantemente à avaliação de custos, os profissionais devem realizar um planejamento tributário para o negócio com o objetivo de encontrar o regime tributário mais adequado. Não há como montar um escritório de advocacia sem esse plano, uma vez que ele evita custos desnecessários na gestão de tributos da empresa, aproveitando créditos e isenções fiscais, ou seja, confere vantagem competitiva com a maior oferta de recursos.
Nessa etapa, caso os advogados não tenham conhecimento tributário e fiscal suficiente, é importante contar com um profissional de contabilidade para auxiliar no planejamento.
A partir do momento em que a estrutura de base do escritório é solidificada, é preciso organizar as etapas de prestação dos serviços para atender às expectativas dos clientes. As mais importantes que podemos elencar em um escritório de advocacia são:
Em pleno 2017, não há como montar um escritório de advocacia que não acompanhe as tendências tecnológicas. A modernização do negócio desde sua instituição, em processos administrativos e operacionais, é um dos trunfos de produtividade e eficiência em um empreendimento.
Atualmente, existem muitos softwares jurídicos de gestão que fazem o trabalho que, antes, era de responsabilidade de gestores: acompanhamento processual, atualização legislativa, agendamento de reuniões, gestão de contas e outras tarefas.
Por isso, quando for considerar os custos iniciais do escritório, não se esqueça de colocar o investimento em tecnologia como uma prioridade.
O marketing jurídico deve ser feito respeitando os limites impostos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e, quando feito por alguém com conhecimento em internet, traz resultados positivos – principalmente no que diz respeito à captação de clientes, o que é extremamente importante na hora de montar um escritório de advocacia.
Os advogados que conseguem fazer um bom marketing do negócio colhem benefícios como a credibilidade e bom posicionamento no mercado – isso porque o marketing jurídico, principalmente o digital, é o motor que orienta e aprimora a marca do profissional, melhorando sua presença na internet.
Se você pretende ser um advogado de sucesso em alguns anos, é preciso saber como montar um escritório de advocacia corretamente. Além dos empecilhos iniciais que podem ser transpostos com facilidade por alguém com espírito empreendedor, o auxílio de outros profissionais em áreas específicas pode alavancar o crescimento profissional!
E então, você pretende montar um escritório de advocacia para mudar a sua carreira? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.