Como Participar de Licitações de Prefeituras

Saber como participar de licitações de prefeituras te permitirá aproveitar ótimas oportunidades de negócios, além de ser uma maneira de trazer maior visibilidade para os vencedores do processo.

Entretanto, o processo não é tão simples e exige que as empresas sigam determinadas normas para participar da licitação. Pensando em facilitar a sua compreensão sobre o procedimento, o E-DOU separou algumas dicas. Confira!

Afinal, como participar de licitações de prefeituras?

O primeiro passo é buscar um processo licitatório aberto para inscrever a sua empresa. Essas informações podem ser encontradas no Diário Oficial ou nos sites oficiais da prefeitura de cada município. Por lá, também é possível acompanhar o andamento do processo e os resultados finais.

Mas, a forma mais prática para não perder nenhuma oportunidade de concorrer é por meio do E-DOU, onde há uma ferramenta gratuita de recortes eletrônicos para avisos de licitação.

Vale ressaltar que não é necessário morar na cidade para poder participar de uma licitação, já que é possível acompanhar o processo pela internet.

Envie sua proposta comercial

Após encontrar um processo licitatório para participar, você deverá realizar a sua inscrição. Mas, antes disso, leia com atenção o Edital de Convocação e certifique-se de que sua empresa atenda a todos os requisitos exigidos.

Depois de conferir o edital, você deve elaborar uma proposta comercial. Mas, não basta apenas estipular um valor para o  objeto da licitação. É necessário elaborar uma carta formal que segue o modelo disponibilizado pela prefeitura, que pode variar de acordo com o município pretendido. De modo geral, o documento deve conter as seguintes informações:

  • razão social e CNPJ;
  • endereço da empresa;
  • dados do representante legal;
  • data de elaboração da proposta;
  • modalidade da licitação (leilão, pregão, tomada de preço, concurso, etc);
  • número da licitação;
  • proposta de preço;
  • taxa percentual de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) para questões técnicas.

O envio do documento é realizado conforme as orientações do edital. Além disso, não esqueça de enviar toda a documentação necessária para validar a sua participação no procedimento licitatório, informações que também constam no Edital de Convocação. Por essas razões, é de suma importância atentar-se as exigências contidas nele.

Acompanhe o andamento do processo

Agora que você já sabe como participar de licitações de prefeituras, não deixe de conferir o andamento do processo.

Depois do envio da proposta, o processo ainda passará por habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal-trabalhista. Nessa etapa, todos os documentos enviados são avaliados para determinar as empresas que estão aptas à prestar o serviço.

Após isso, a próxima fase é o julgamento e classificação das propostas para analisar quais empresas seguem os padrões estabelecidos no edital. No final, será escolhida aquela que estiver dentro dos padrões solicitados e que possuir o preço mais vantajoso.

Em seguida, acontece a homologação do resultado da licitação, momento em que é aprovado todo o processo pelas autoridades competentes. Por fim, é feita a adjudicação, fase de reconhecimento e declaração do vencedor.

Gostou de saber como participar de licitações de prefeituras? Para mais informações sobre licitação, confira as publicações do E-Dou.