Já observou como os nomes das diligências da Polícia Federal são singulares? Ao batizar uma operação, os federais imprimem criatividade e inteligência, tornando única cada uma delas. Com certeza você já acompanhou pelos noticiários algumas dessas operações com nomes diferenciados, como por exemplo, a Lava Jato. Mas como será que a Polícia Federal batiza suas operações? Vamos descobrir agora mesmo!
O delegado responsável pela operação é quem deve nomear a diligência. Em seguida, alguns diretores da Polícia Federal dão a palavra final oficializando de vez o nome da operação. Mas, o que consta é que os nomes que deixam as operações famosas foram escolhidos de maneira diferente.
Zulmar Pimentel, diretor que foi afastado da Polícia Federal, era quem renomeava as operações. A ação que registrou o começo dessa onda de criatividade nas diligências foi a Arca de Noé, em 2002. A partir daí, a maioria das operações começaram a sair da Polícia Federal já batizadas.
Agora vamos relembrar os nomes de algumas operações famosas, realizadas pela Polícia Federal e batizadas com genialidade e criatividade.
Essa operação desarticulou o jogo do bicho no Mato Grosso e prendeu sete pessoas. O nome bíblico faz referência aos animais do jogo do bicho. Arcanjo Ribeiro era o maior investigado da ação.
A Polícia Federal desmontou um esquema de fraudes de títulos da dívida pública e prendeu cinco indivíduos. O nome vem da sigla do Banco do Brasil (BB), um dos prejudicados, junto com a fama do reality show.
A operação investigou uma quadrilha que cometia crimes virtuais e prendeu 63 pessoas. O nome é uma referência ao time do Real Madrid. Como os membros da quadrilha se achavam estrelas, a operação foi batizada com o nome do time que tinha um superelenco.
A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha carioca e prendeu 33 pessoas. Anízio, o líder dos criminosos, era conhecido como Rei do Tráfico, daí a relação do nome com o jogo de xadrez.
Nessa operação foi investigada uma quadrilha responsável por jogos ilegais. A Polícia Federal prendeu 27 indivíduos. A ação precisava ser devastadora como um furacão para prender até mesmo alguns juízes, por isso recebeu o nome Hurricane.
A Polícia Federal desmontou uma quadrilha que fraudava licitações de obras públicas e prendeu 46 indivíduos. Como essa operação investigou deputados, prefeitos, ministros e empresários, era preciso “cortar a si próprio” para acabar com as fraudes. Por isso, o nome “Navalha”.
Nessa operação a Polícia Federal acabou com a quadrilha que falsificava dinheiro e prendeu 10 pessoas. Por causa do jogo conhecido por compram bairros com notas falsas, a operação para prender a quadrilha recebeu esse nome.
Foi a operação Lava Jato que desvendou o esquema criminoso que movimentou pelo menos R$ 10 bilhões de reais, envolvendo pessoas como o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o doleiro Alberto Youssef. Na ação a Polícia Federal prendeu 30 pessoas. Lavanderias e lava jatos foram usados para lavar dinheiro, o que levou a escolha do nome.
Interessante como a Polícia Federal batiza suas operações, não é mesmo? Se você gosta de ler curiosidades como essa, continue nos acompanhando. O nosso portal está cheio de matérias de utilidade, então não deixe de nos visitar.