O Diário Oficial da União (DOU) é um veículo de comunicação da Imprensa Oficial, que viabiliza a divulgação de diversos assuntos de interesse público, dentre eles também há autorização para publicar edital de convocação.
Portanto, se você deseja comunicar algum evento importante — como nomeações, concursos públicos, assembleias e reuniões — não deixe de conferir o artigo e saiba como publicar o Edital no DOU!
Diferente do que muitos acreditam, a publicação de Edital de Convocação não é tão complicada quanto parece. Basta seguir as orientações previstas nas Portarias, ser uma pessoa jurídica e enviar sua matéria para avaliação. Veja só os procedimentos de como publicar Edital no DOU:
Antes de qualquer coisa, você precisa elaborar uma excelente publicação de edital, somente desta forma sua informação será publicada no Diário Oficial da União. Esse documento é composto por diversas partes:
Além disso, o Edital deve ser bem detalhado e conter informações como prazos, horários, critérios de avaliação, entre outros. Vale destacar ainda que para o envio do conteúdo, você deve se atentar a algumas regras de formatação, como tamanho e estilo de fonte do texto.
Outro passo indispensável para publicar seu Edital é se cadastrar no INCom (Sistema de Envio Eletrônico de Matérias), sistema responsável por receber conteúdos para veiculação no Diário Oficial da União. Após realizar o seu cadastro e enviar os documentos necessários, a efetivação ocorre em até 48 horas e você receberá um Certificado Digital Individual.
Por fim, é só enviar seu Edital de Convocação, no formato Word (.doc) por meio do INCom. Se estiver tudo correto, a matéria será publicada no DOU no próximo dia útil, de forma impressa e digital. Entretanto, lembre-se de enviá-la até às 18 horas do dia útil anterior. Caso contrário, a publicação será efetuada dois dias depois.
Muitas pessoas ainda cometem erros ao tentar realizar publicações no DOU e acabam gastando mais dinheiro por conta da retificação necessária, ocupando mais tempo e sendo um custo a mais.
Entre os principais erros, temos:
Há regras de publicação que você precisa seguir para conseguir enviar sua matéria. É necessário saber qual o valor da publicação de acordo com o tamanho dela, conseguir o modelo de autorização para publicar, como será feito o pagamento e qual seção seu documento se encaixa.
A formatação errada pode ser considerada o principal erro ao publicar no DOU, ela engloba informações como a fonte que deve ser utilizada, tamanho da letra, alinhamento e etc. Além disso, o tipo de arquivo também deve ser respeitado para que a publicação seja feita corretamente.
De acordo com a Portaria n.º 268 de 2009, as regras para formatação de publicação no DOU são:
O E-DOU ajuda você a realizar a publicação de Editais e outras notícias nos Diários Oficiais. Tudo para que a divulgação seja realizada com agilidade e tranquilidade. Outro ponto a se considerar também é a adequação do conteúdo ao veículo, que se não for feita corretamente, pode ocasionar problemas pela falta de informações. Portanto, se tiver dúvidas, entre em contato conosco!
Gostou de saber como publicar edital no DOU? Conheça mais sobre nossas soluções e aproveite para conferir outros artigos aqui no Blog!