A Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina foi criada em fevereiro de 1934, e a primeira edição do Diário Oficial catarinense entrou em circulação um mês depois, em 1º de março. O órgão responsável pelo jornal iniciou suas atividades no prédio da Assembleia Legislativa, como autarquia subordinada à Secretaria dos Negócios de Interior e da Justiça. O decreto que criou a entidade pública também determinou que publicações oficiais e serviços gráficos destinados a repartições públicas fossem realizados exclusivamente pela Imprensa Oficial.
Em 1989, uma reorganização institucional estabeleceu a Imprensa Oficial do Estado como uma instituição com autonomia administrativa, financeira, operacional e patrimonial e personalidade jurídica de direito público interno. Desde 2003 o órgão está vinculado à Secretaria de Estado da Administração.
Hoje, o Diário Oficial do Estado de Santa Catarina é produzido com o auxílio de modernos equipamentos e também está disponível na versão online. Aliás, as edições digitais do jornal podem ser pesquisadas gratuitamente pelo sistema de busca do E-DOU.