A história da Imprensa Oficial do Pará foi precedida pelo funcionamento da primeira tipografia do estado por volta de 1818. Montada por João Francisco de Madureira, a oficina era o local de impressão da documentação oficial e do expediente diário do Governo da Província, atividades que começaram a ser desempenhadas em 1821. Um ano depois a tipografia de Daniel Garção de Melo e Companhia, comprada em Lisboa, foi instalada e passou a publicar o periódico O Paraense.
Em 1890, por meio do Decreto nº 137, a Imprensa Oficial do Estado foi criada como órgão formal da administração do governo. A instituição ficou responsável por editar o jornal oficial e por produzir o material usado nas repartições governamentais e outros trabalhos gráficos. A primeira edição do Diário Oficial do Estado do Pará (DOEPA) circulou em junho de 1891.
Hoje, com mais de 100 anos de história, o DOEPA é produzido com equipamentos modernos e conta até com versão online, cujas matérias podem ser pesquisadas gratuitamente por meio do sistema de busca do E-DOU.