As cooperativas estão espalhadas por todos os estados brasileiros, fazem parte do dia a dia de pessoas da área urbana e rural, têm grande importância para o PIB e, embora muitos remetam esse tipo de organização apenas ao trabalho do setor agropecuário, as cooperativas possuem muitos ramos, atuando onde você menos imagina. Quer ver?
Então continue a leitura, pois a seguir você confere o que são as cooperativas, como funcionam e também quais os tipos de serviços que prestam.
O cooperativismo é um modelo de negócio que, por sinal, alcança cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, de acordo com os dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
Nesse modelo empresarial, a ideia central é unir desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social, seguindo o significado do seu próprio nome, ou seja, contando com a cooperação das pessoas em prol de um objetivo em comum.
Para entender melhor, veja quais são os 7 princípios básicos do cooperativismo.
Vale esclarecer também que as cooperativas são organizações autônomas e totalmente democráticas.
A principal característica do funcionamento das cooperativas é que os membros formam um verdadeiro grupo de trabalhadores que participam, ativamente, de todas as decisões.
Para eleger a diretoria de uma cooperativa, por exemplo, todos devem votar e, como em uma democracia, quem receber mais votos vence. Além disso, a criação de políticas também precisa do aval de todos os cooperados.
Outro ponto interessante é que, se todos têm o direito de opinar, todos também devem contribuir financeiramente, e igualmente, com a manutenção e o crescimento da cooperativa. Tudo deve ser realizado em conjunto e de forma transparente.
Como já mencionado, as cooperativas têm muita força dentro do setor agropecuário, sendo responsáveis por 48% da produção nacional de alimentos. Mas elas não se limitam a essa área e, atualmente, atuam em 13 diferentes ramos de atividades econômicas. Veja:
Gostou de saber mais sobre as cooperativas no Brasil? Deixe seu comentário sobre a atuação delas e continue navegando no E-DOU para manter-se bem informado.