Pela manhã, deslocar-se do escritório ao tribunal para uma audiência. À tarde, reunião de equipe e com clientes. Em alguma brecha, escrever a petição inicial do processo. A rotina de um advogado é bastante corrida e não há sequer tempo para perder com burocracia. Infelizmente, isso faz parte da profissão, e o profissional deve saber como os processos burocráticos podem atrapalhar o dia a dia – e preparar-se para isso!
Mas você se dá conta de como a burocracia atrapalha sua rotina? No post de hoje, nós fizemos uma lista com os processos que mais prejudicam o seu rendimento. Acompanhe.
A vontade de montar um escritório de advocacia, muitas vezes, é suprimida pela burocracia encontrada na hora de sua abertura. Apesar de ser mais simples o processo de abrir seu próprio negócio de atividade jurídica do que abrir uma sociedade anônima, por exemplo, a papelada exigida ainda incomoda. Veja alguns entraves burocráticos que o advogado enfrenta:
O advogado que possui o próprio negócio deve atuar além de sua especialidade, devendo ter habilidades de gestão próprias dos administradores. Em geral, o mais indicado é poder contar com um profissional que cuide somente da administração; porém, é sabido que nem todos os escritórios possuem recursos suficientes para isso. Nesse caso, o próprio profissional pode se capacitar para exercer a função paralela à rotina de um advogado.
Todavia, administrar um escritório é extremamente burocrático e desvia o advogado de suas atividades jurídicas. Em outras palavras, ele deixa de atuar na atividade-fim para atuar nas atividades-meio, de apoio. Quando assume a posição de gestor, o advogado se torna responsável pelos seguintes processos burocráticos:
O profissional pode desburocratizar a gestão do escritório, transformando sua rotina, aumentando sua produtividade e voltando-se para a atividade jurídica ao adotar um software de gestão jurídica, além de plataformas e aplicativos que facilitam a rotina de um advogado.
Um advogado que trabalha com determinados tipos de empresa tem a obrigação de consultar todos os diários oficiais, por ser de interesse de seus clientes. Uma Sociedade Anônima, por exemplo, deve publicar, obrigatoriamente, editais de convocação, aviso aos acionistas, atas, balanços e demais demonstrações financeiras. O advogado precisa, portanto, acompanhar as publicações para conferir se o material está nos diários.
Por outro lado, muitos clientes são os destinatários das publicações da Administração Pública, como os atos normativos, editais de licitação, comunicados, contratos e convênios, dentre outros documentos.
O advogado, por ter uma rotina intensa, perderia muito tempo para pesquisar em todos os diários oficiais as matérias de interesse dos seus clientes, e essa série de processos burocráticos atrapalharia o seu trabalho. Como alternativa para evitar esse problema, o e-DOU foi criado. Ele é um portal para consultas de diários oficiais com o objetivo primordial de facilitar a busca de matérias de interesse do usuário, por meio da disponibilização de um sistema de pesquisa simples e eficiente, com resultados efetivos.
O e-DOU permite a qualquer interessado conferir, gratuitamente, conteúdos de relevância pública divulgados pelo governo e pelo setor privado no Diário Oficial da União (DOU) e nos Diários Oficiais dos Estados (DOE).
As publicações nos Diários Oficiais são necessárias em diversos atos dos órgãos públicos e privados, porém, representam processos burocráticos que podem ser um entrave para a rotina de um advogado. Veja os principais problemas que um profissional pode enfrentar ao publicar no Diário Oficial da União:
Cadastramento prévio: os interessados em publicar matérias no DOU devem formalizar um pedido de cadastramento de seu gerente. Isso acontece mediante preenchimento de formulário de cadastro, que deve ser anexado a um ofício da autoridade competente da unidade gerencial ou entidade. Os documentos devem ser encaminhados por Correios.
Envio eletrônico de matérias: o interessado deve encaminhar a matéria a ser publicada pelo Sistema de Envio Eletrônico de Matérias. Porém, o arquivo de texto deve conter formatação específica, com diversas demandas (arquivo em formato RTF, formatação de fonte, corpo, alinhamento, margem e largura da página, medianiz, cabeçalho, rodapé etc). Além disso, para publicar, o usuário deve ter Certificado Digital.
Custos para o usuário: a publicação no Diário Oficial da União também tem um custo ao usuário, ainda que ele seja de entidades sem fins lucrativos. Conforme dados da Imprensa Oficial, o valor cobrado pelo centímetro de coluna é de R$30,37.
Para lidar com processos burocráticos e preocupar-se com a atividade fim da advocacia, o profissional pode contar com a ajuda de serviços especializados para cada um deles.
O segredo para driblar os processos burocráticos presentes na rotina de um advogado é buscar soluções para aumentar a produtividade! Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.