Veja todos os detalhes sobre o saque do PIS/Pasep realizado por herdeiros de beneficiários, e como realizar consultas e publicações no DOU (Diário Oficial da União).
Já está disponível aos herdeiros de beneficiários idosos o saque do PIS/Pasep, que pode ser feito em qualquer data. Saiba mais detalhes aqui.
A operação pode ser feita em qualquer agência e fora do calendário para idosos, contanto que sejam apresentados os documentos que comprovem o óbito e o vínculo familiar. Em caso de beneficiário falecido, o saque obrigatoriamente deve ser feito na agência.
Com relação à documentação, devem ser apresentados:
É possível realizar a consulta de saldo de cotas do PIS no site da Caixa. Para tal, é preciso o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e data de nascimento do beneficiário.
No caso de um beneficiário não falecido, porém impossibilitado de comparecer às agências, a medida provisória que determina a disponibilidade dos valores para saque também o contempla.
Estão inclusos na nova regra: transferência do militar para reserva remunerada ou reforma; invalidez do titular ou dependente; idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada; doenças listadas na Portaria Interministerial, do titular ou dependente; câncer ou AIDS do titular ou dependente.
As contas do Pasep, que são vinculadas aos servidores públicos, estão sendo administradas pelo Banco do Brasil. Assim como acontece com o PIS, o saque do Pasep de participantes já falecidos pode ser feito em qualquer momento.
É necessário estar em posse do CPF e da data de nascimento do cotista falecido, ou da inscrição Pasep, para realizar a consulta sobre existência de saldo disponível para saque (feita através do site do banco).
Para realizar o saque, os beneficiários devem ir até uma agência do Banco do Brasil.
Com relação à documentação, veja o que precisa ser levado:
Leia também o que acontece com as dívidas de quem falece.
Saiba tudo o que precisa sobre testamentos.
O E-DOU é uma plataforma online que conta com uma equipe de profissionais para intermediar consultas e publicações de seus clientes no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.
Navegue pelo site para ter mais informações.