Independentemente de qual sua carreira, fazer uma gestão de tempo eficaz é indispensável para conseguir aproveitar melhor as horas do dia e se tornar mais produtivo. Afinal, o verdadeiro segredo no âmbito empresarial — e também pessoal — não é quanto tempo você tem, mas como o gerencia. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!
Gestão de tempo nada mais é que o processo de organizar como o seu tempo será dividido entre as diversas tarefas de uma rotina. E mais, quanto tempo será necessário para a execução de cada atividade. Desta forma, é possível entregar melhores resultados em prazos menores.
Portanto, uma gestão de tempo eficaz irá te permitir determinar o tempo certo que será gasto com as tarefas certas, definir prioridades e usar corretamente o tempo que se tem disponível para se tornar mais eficiente. Consequentemente, você irá usufruir de inúmeros benefícios, como:
Agora que já sabe a importância e as vantagens de gerenciar bem seu tempo, chegou a hora de descobrir como usar essa estratégia em sua rotina. Confira algumas dicas!
Com antecedência, planeje seu dia. Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer, pode ser por meio de um caderno de anotações ou aplicativos. No topo da lista, lembre-se sempre de definir as prioridades de acordo com a urgência e importância.
Outra dica que pode te ajudar é definir metas e objetivos de entregas e uso do seu tempo. Este hábito te ajudará também a sentir mais motivado. Mas, atenção, seja realista. Não adianta nada estipular metas que não são tangíveis.
Assim que assumir uma tarefa, defina prazos de entrega, mesmo que seja para si mesmo. Analise quanto tempo você precisará para concluir cada atividade e esforce-se para finalizá-las antes mesmo do prazo.
Direcionar seu foco a uma atividade por vez é o grande segredo para gerir bem seu tempo. Ser multitarefas pode prejudicar a sua produtividade, já que é comum começar dez atividades de uma vez e, no fim, não conseguir finalizar nada.
E, lembre-se, para conquistar bons resultados e ter uma gestão de tempo ainda mais eficaz, evite procrastinar. Esse mau hábito afeta a produtividade e pode resultar em um gasto desnecessário de tempo e energia.
Gostou das dicas? Aproveite para começar a colocá-las em prática ainda hoje! Para conferir outros conteúdos, continue acompanhando as publicações do E-Dou.