Dicas Home Office — Como Aumentar sua Produtividade?

Dicas Home Office — Como Aumentar sua Produtividade?

O trabalho remoto deixou de ser novidade e, especialmente após a pandemia da Covid-19, se tornou uma realidade para muitos profissionais. Entretanto, garantir — e até aumentar — a produtividade é um desafio, principalmente no primeiro contato com esse tipo de trabalho. Pensando nisso, listamos algumas dicas de home office para você melhorar seu desempenho.

As melhores dicas de home office

No escritório, o cérebro capta sinais de que é hora de trabalhar, o que facilita na concentração. Já em casa, a mente está acostumada a compreender o ambiente como um local de descanso, o que pode prejudicar a produtividade no home office. A boa notícia é que é possível aplicar estratégias e hábitos que contribuem para potencializar o trabalho em casa. Saiba como:

Mantenha uma rotina

Acordar e iniciar a rotina nos mesmos horários ajuda o cérebro a entender o home office. Além disso, é importante estipular horários de início e também de fim da jornada. Afinal, não ter horas fixas pode contribuir para extrapolar o tempo de serviço, o que gera cansaço e estresse e prejudica o seu desempenho.

Outra sugestão é programar intervalos de 10 a 15 minutos para descansar a mente e manter o rendimento durante o dia.

Crie um ambiente de trabalho adequado

Para evitar distrações e tornar o trabalho remoto mais produtivo, é crucial determinar um local adequado para trabalhar. Essa é, inclusive, uma das principais dicas de home office para uma rotina mais eficiente.

Por essa razão, estipule um ambiente próprio para trabalhar, que não tenha tanta interferência externa. Além disso, deixe no local tudo o que você for precisar durante a jornada, como água, documentos, cadernos e canetas. Assim, não há necessidade de abandonar seu posto para procurá-los.

Organize sua mesa

A desordem visual pode prejudicar a concentração. Portanto, mantenha seu local de trabalho organizado e deixe na mesa apenas o que é essencial.

Faça listas de tarefas

A organização é um dos segredos para a produtividade. Programe a sua rotina e saiba exatamente o que você precisará fazer ao longo do dia, seja por meio de uma agenda ou de um cronograma de atividades. A dica é criar um checklist e ir riscando conforme as tarefas forem realizadas.

Além do planejamento do dia, vale determinar metas que visam melhorar seu desempenho e te motivar.

Elimine distrações

Por fim, evite distrações como redes sociais e pausas para realizar tarefas domésticas. Foque em cumprir a sua lista de tarefas, que você conseguirá ser produtivo e entregará resultados de qualidade.

Gostou das dicas de home office para melhorar seu desempenho no trabalho? Aproveite também para conferir outras publicações do E-Dou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*