Ata de Reunião

Ata de ReuniãoPara quem sempre está presente em reuniões à trabalho reconhece a necessidade de fazer uma ata de reunião.

Todas as decisões que são aplicadas em reuniões deverão sempre ser registradas, formalizadas e divulgadas através de uma ata.

A ata é o documento essencial para o registro de decisões aplicadas em reuniões através de seu formato simples. A ata é um relato de forma resumida do que aconteceu na reunião, é comum que seja redigido por uma secretária executiva.

Saiba quais são os tipos de Atas

Nas atas constam textos que trazem os assuntos tratados em uma reunião oficial ou privada. Podem ocorrer em congresso, como por exemplo; são também os certificados no qual verificam a eleição de alguém destinado a um cargo. A ata serve também para certificar em formato oficial um ocorrido, como a ata de certidão lavrada em cartório.

É interessante ressaltar que uma ata deve ser redigida corretamente, pois não é possível realizar qualquer modificação posteriormente. Caso o relator cometa um erro, o mesmo deve empregara partícula retificativa digo, exemplo: “Aos vinte e cinco dias do mês de Abril, digo, de Maio, de mil de dois mil e dezessete…”

Quando houver erro ou omissão depois da ata lavrada, usa-se a expressão “em tempo”: “Em tempo: onde se lê Abril, leia-se Maio”.

Modelo de ata de reunião

Para a criação de uma ata de reunião eficiente, é importante ter um modelo de ata de reunião.

O modelo de ata deve ser da seguinte forma:

• com margens dos dois lados (livro de ata) e formatadas em editor de texto que não permita alteração, como o PDF, por exemplo;
• sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);
• sem abreviaturas de palavras ou expressões;
• com números escritos por extenso;
• sem rasuras nem emendas;
• sem uso de corretivo;
• com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
• com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.

Possui alguma dúvida em como criar uma ata de reunião?

Entre em contato com o nós do E-DOU, podemos lhe ajudar! Basta preencher o formulário abaixo: