As questões burocráticas envoltas na manutenção das finanças da empresa, podem um pouco complicadas para os empresários que iniciaram a jornada do empreendedorismo a pouco tempo ou se formalizaram agora. Para te ajudar, elaboramos um artigo onde você aprenderá a calcular a receita bruta da sua empresa.
O termo “receita bruta” é também utilizado como “receita total” e refere-se aos lucros faturamento adquirido ao longo de determinado período, ou seja, a receita total da organização adquirida por suas atividades-fim. De uma forma mais informal, é tudo o que entrou positivamento no caixa, entretanto existem formas corretas de calcular esta receita relacionando-a com a margem de lucro.
Existem três tipos de margem de lucro:
Entretanto é preciso ressaltar, que o lucro é diferente da receita bruta. Afinal a receita é a soma total de valores, entretanto para calcular as suas ações de negócios, usa-se as margens.
Exclui-se do conceito de receita bruta para fins tributários, o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS/ST, apenas quando cobrado pelo vendedor de bens ou serviços. Entretanto o ICMS normal integra a receita bruta.
Para encontrar a margem bruta, acompanhe a fórmula abaixo:
margem bruta = lucro bruto/ receita total x 100
Acompanhe o nosso exemplo abaixo:
Existe uma empresa com uma receita líquida de R$20.000, logo será preciso descontar os valores envolvidos como R$4.000 de matéria-prima e R$3.000 de armazenamento. Nesta lógica, o lucro bruto seria de R$13.000.
Agora vamos aplicar a fórmula:
Para a declaração do Imposto de Renda considera-se a Receita Total Mensal advinda dos mercados internos ou externos. É levado em conta o produto das vendas de bens e serviços por conta própria, o preço dos serviços prestados e os resutlados nas operações em conta externa.
Entretanto, exclui-se da soma, as vendas canceladas e possíveis descontos adicionais concedidos no processo.
O microempreendedor individual – MEI, pode aderir ao Simples Nacional e precisará compreender o conceito de receita bruta para aferir as suas contabilidades. Neste caso, pode ajudar contratar um contador financeiro para MEI, mesmo que a categoria não seja obrigada a possuir um profissional responsável pela escrituração contábil.
Gostou de entender mais sobre receita bruta e margem de lucro? Continue acompanhando nossas publicações no E-dou e tire todas as suas dúvidas sobre administração de empresas!