6 Motivos para Contratar um Contador mesmo Sendo MEI

13 de junho de 2018
0
contratar contador

Você sabia que segundo consta na  Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, o microempresário individual- MEI, não é obrigado a contratar os serviços de um contador. Entretanto, devido as obrigações fiscais e administração financeira de uma empresa, adotar esse auxílio para o seu controle financeiro pode ser uma excelente opção. Confira os motivos para contratar um contador abaixo:

Quando contratar um contador?

A administração de uma microempresa pode ser difícil. Na maioria das vezes, o único responsável é também o único funcionário. Fica a cargo de manter as funções administrativas, comerciais, atendimento e ainda dar conta do andamento da área principal. Ou seja, são muitos tarefas para o empresário que está crescendo.

Por vezes, a organização fica de lado e o pagamento da DAS fica comprometido. Além das elaborações de DRE, balanço patrimonial e tantos outros documentos necessários para manter o controle e saúde financeira da empresa.

Para auxiliar e garantir que tudo esteja nos conformes, o contador pode ser um profissional necessário no seu negócio. Confira mais motivos para contratar um contador:

1-Lucros isentos

O lucro apurado pela escrita contábil pode ser distribuído aos sócios isento de impostos como o IRPF. Essa regra vale também para os microempresários. Basta transferir seu lucro para a pessoa física.

2-Crédito na praça

Você sabia que manter a organização financeira e esclarecimento através de demonstrativos ajuda a angariar crédito? Isso mesmo, na hora de solicitar um empréstimo para aumentar os negócios é bom ter seus documentos contábeis à mão.

3-Foque nos negócios

Chega de passar as noites entre papéis e notas fiscais, deixando esse trabalho para o contador fica mais fácil se focar no crescimento da sua empresa. Afinal, você não pode desempenhar todas as funções de uma só vez.

4-Defina seu valor

A melhor forma de saber o valor da sua pequena empresa é montando um balanço patrimonial. Este documento vai reunir os ativos e passivos e calcular todos os números envolvidos no seu negócio. É um dado fundamental para quem deseja atrair investidores anjos ou fechar parcerias maiores.

5-Pague menos impostos

A regra é simples: planejamento é igual a economia. Por isso, se você não planejar bem a sua tributação, terá uma desorganização financeira. A melhor forma é contar com um profissional para te auxiliar.

6-Proteção judicial

Não é regra, mas pode acontecer de você precisar esclarecer os valores de entrada e saída da sua empresa judicialmente. Tudo ocorrerá de maneira mais tranquila se a escrituração contábil estiver em dia.

 

Entendeu as vantagens de contratar um contador mesmo sendo MEI? Continue acompanhando nossas publicações no E-dou.