Entenda Como Funciona o Fluxo Circular de Renda

O fluxo circular de renda consiste em um modelo que serve para explicar de maneira simples o funcionamento básico da atividade econômica, pois mostra como o euro flui, por meio dos mercados entre as empresas e os lares.

 
A grande função dele é ajudar no entendimento de como o câmbio é produzido, como intervém na economia e o que são esses intercâmbios. Quer saber melhor como funciona esse modelo econômico? Continue lendo este artigo.

Como funciona o fluxo monetário e fluxo real

A economia é representada pelo fluxo real e pelo fluxo monetário. O modelo real trata de bens, serviços e fatores produtivos. Nele, as empresas transpassam os bens e os serviços  por meio da realização da venda dos produtos e as famílias é que ofertam o valor do trabalho que as empresas demandam.

 
Já o fluxo monetário trata exclusivamente de preços e rendas. O pagamento é realizado por parte das famílias, dos serviços e de bens que são oferecidas às empresas e, ainda, as remunerações que são recebidos pelas famílias das empresas em razão do serviço que elas lhe prestam.

 
De outra maneira, o fluxo monetário representa as despesas feitas por famílias referente a produtos e serviços e as empresas que gastam com a contratação para realizar sua produção.

Entenda melhor o fluxo circular de renda

Além do fluxo real e monetário, existem outros fatores que fazem parte desse modelo. Mas é importante ressaltar que ele não é uma representação exata de todas as entidades, nem de todos os fluxos de bens e dinheiro que interferem na economia.

 
Um desses fatores, por exemplo, é o próprio Governo, responsável pelo recolhimento de impostos, gasto de subsídios, salários, obras públicas etc. Por isso a economia do país inteiro acaba se relacionando com a do mundo devido a exportações e importações, por exemplo.

 
Os agentes econômicos que intervém de alguma maneira no fluxo circular da renda são encarregados por apresentar o método que será usado para a produção e servirão como os receptores dos produtos elaborados.

Como o fluxo circular de renda afeta empresas

É fundamental que as empresas estejam cientes dos impactos que os seu negócio causa na economia da sua cidade, país e, consequentemente, mundo.

Para que isso aconteça, o empreendedor pode realizar a análise de ambiente e do cenário econômico em que está envolvido. Um dos meios de realizar essa consulta de cenário é o acompanhamento de publicações oficiais (como o Diário Oficial).

Nesse documento é possível que a empresa publique e consulte informações fundamentais sobre o fluxo circular de renda e possa, assim, ter uma fonte segura e ampla sobre os movimentos econômicos do mercado.

 
Aqui pelo E-DOU, você pode realizar uma busca no Diário Oficial da União da sua cidade de interesse. Saiba mais!