O Que É e Para que Serve o Jornal Oficial?

O Que É e Para que Serve o Jornal Oficial?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do jornal oficial, também conhecido como Diário Oficial ou Imprensa Nacional, mas você sabe do que se trata esse veículo? No decorrer do artigo, você entenderá como funciona esses jornais, como consultás-lo e como realizar publicações. Acompanhe!

Afinal, o que é o Jornal Oficial?

O jornal oficial, cujo o verdadeiro nome é Imprensa Nacional, é o órgão responsável pela publicação dos diários oficiais em todas as instâncias, tanto a nível federal, com o Diário Oficial da União (DOU), como também estadual e municipal, com os Diários Oficiais dos Estados (DOE) e Diários Oficiais dos Municípios (DOM), respectivamente.

Nestes jornais, são publicados diariamente informações que sejam de interesse da sociedade, como leis, decretos, portarias, editais, avisos de licitação, balanços patrimoniais, nomeações, entre tantos outros assuntos.

Desta forma, todo assunto de âmbito público e governamental se torna público, o que garante transparência em todos os processos que ocorrem no governo.

Como consultar o Diário Oficial?

É possível consultar o Portal da Imprensa Oficial diretamente no site, onde você terá acesso às informações do jornal oficial do governo federal. Entretanto, para consultar os diários dos estados e municípios, é preciso acessar o site de cada diário.

Para facilitar, você pode consultar todos os jornais oficiais pelo Clipping E-Dou. A consulta é totalmente on-line e gratuita. Além disso, você também poderá baixar os Diários Oficiais em formato PDF.

Como publicar no Diário Oficial?

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode publicar no Diário Oficial, desde que seja um assunto de interesse da sociedade. Entretanto, não são todas as notícias que são aceitas para veiculação na Imprensa Nacional. É necessário que seja feita uma filtragem, o que torna o processo bastante demorado e burocrático.

Para ter mais praticidade e agilidade, você pode contar com o E-Dou. Nós fazemos a intermediação entre você e o jornal oficial para desburocratizar o processo e ainda evitar que a matéria seja devolvida.

Agora, é possível publicar decisões, ações, avisos, leis, balanços patrimoniais e financeiros, editais e outros documentos importantes de interesse público de forma mais prática e segura.

Gostou de descobrir o que é o jornal oficial e como ele funciona? Para conferir mais conteúdos e manter-se informado, acompanhe as outras publicações do E-Dou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*