Como Consultar o Portal da Imprensa Oficial?

25 de maio de 2020
0
Como Consultar o Portal da Imprensa Oficial

O Portal da Imprensa Oficial reúne publicações referentes aos atos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito federal, estadual e municipal. Por conter informações importantes que ocorrem em todo o país, é fundamental que a população saiba como consultar este conteúdo.

No decorrer do artigo, você compreenderá mais sobre a Imprensa Oficial e descobrirá o passo a passo para consultar publicações de forma prática e rápida. Acompanhe!

Afinal, o que é o Portal da Imprensa Oficial?

A Imprensa Oficial é o órgão responsável pela publicação dos diários oficiais, tanto do Diário Oficial da União (DOU), como dos Diários Oficiais dos Estados (DOE) e dos Diários Oficiais dos Municípios (DOM).

As publicações são diárias e traz informações como leis, decretos, portarias, pautas, editais, avisos de licitação, nomeações, dentre outros assuntos de interesse da sociedade, o que engloba pessoas físicas e jurídicas.

Logo, o Portal da Imprensa Oficial é o site digital que reúne todas estas informações para que qualquer pessoa consiga acessá-las. O objetivo deste portal é tornar público todo e qualquer assunto de âmbito público e governamental para garantir a transparência de todos os processos que ocorrem no governo.

Como Consultar o Portal da Imprensa Oficial?

Caso você não queira consultar apenas o Diário Oficial da União, o acesso ao Portal da Imprensa Oficial pode variar de acordo com o estado ou cidade que você deseja acompanhar informações. Isto porque cada região possui seu próprio canal da imprensa oficial para a publicação dos atos que ocorrem a nível estadual ou municipal.

Ou seja, se você quiser consultar o Portal da Imprensa Oficial da cidade de São Paulo, deverá acessar o site da prefeitura da capital paulista.

Sendo assim, a maneira mais prática e ágil de consultar todos os jornais oficiais é por meio do E-DOU. Além de facilitar o acesso à informação, também garante confiabilidade e autenticidade do conteúdo consultado. Agora, é muito mais prático para você se manter sempre atualizado sobre o que acontece no país e em cada estado e munícipios!

A consulta é feita totalmente on-line! Basta realizar um cadastro simples pelo Clipping E-dou para ter acesso as publicações do dia e de meses anteriores.  O acesso é totalmente gratuito e você poderá baixar os Diários Oficiais em formato PDF.

Agora que já sabe o que é o Portal da Imprensa Nacional e como consultar o Diários Oficiais, aproveite para conferir outras publicações no site do E-DOU.