Em 1883, na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, nascia A Federação, um jornal criado com o objetivo de sustentar ideais do Partido Republicano. Sua primeira edição ocorreu em 1884. Na fase inicial de sua existência, o jornal refutava veementemente os argumentos monarquistas e reivindicava a emancipação dos escravos.
A Federação passou a ser chamada de Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul (DOERS) por meio de um decreto em 12 de janeiro de 1933. A primeira edição do DOERS, após a mudança, circulou no dia 1 de junho de 1935.
Em decreto de setembro de 1961, o Diário Oficial do Estado passou sua estrutura para o Departamento de Imprensa Oficial (DIO). Mais tarde, por força da Lei no 6.573, o DIO tornou-se uma empresa de economia mista e recebeu o nome de Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag).
Nos últimos tempos, a Corag tem modernizado suas estruturas e tecnologias, no intuito de estar em sintonia com as atuais exigências do mercado. Use o sistema de busca do E-DOU para encontrar edições digitalizadas do DOERS.