A denominação social é um conceito utilizado no meio empresarial para designar o nome da empresa. Ela pode ser composta por palavras ou expressões de uso comum, além do objeto da sociedade.
Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre o assunto e entender as diferenças entre razão social e firma social.
Denominação social é o nome registrado de uma empresa, aquele que a identifica legalmente. Ela é importante porque descreve a entidade de forma única e oficial, evitando o uso de termos semelhantes por outras instituições.
Dessa forma, é possível evitar confusões para os clientes e prejuízos à reputação do empreendimento. Além disso, a denominação social é utilizada para fins tributários e contábeis, e deve ser mencionada em todos os documentos e contratos da organização.
É importante destacar que, no caso de um negócio ter mais de uma atividade, é necessário escolher uma delas para compor a denominação social.
Veja também: 6 Motivos para Contratar um Contador mesmo Sendo MEI
A razão social e a firma social são dois termos que podem gerar confusão para algumas pessoas, principalmente para aquelas que estão começando a empreender. Apesar de se referirem à mesma ideia, existem algumas diferenças entre eles. Confira mais a seguir:
A razão social é o nome oficial da empresa, registrado na Junta Comercial do estado em que ela foi constituída. Esse é um nome único e exclusivo, que identifica o negócio e o diferencia das demais.
Além disso, a razão social é composta pelo nome da empresa e o tipo de sociedade, como “Ltda.” ou “S.A.”. Ela também é utilizada para fins legais e fiscais e não costuma ser utilizada na comunicação com o público.
Veja também: Entenda a importância da ata de reunião para sociedade limitadas e anônimas
A firma social é o nome utilizado pela empresa no comércio, na publicidade e na comunicação com o público em geral. É uma espécie de nome fantasia, que pode ser diferente da razão social e que geralmente é mais fácil de ser lembrado pelos clientes.
Outro detalhe é que a firma social é o nome que aparece na fachada da empresa, nas embalagens dos produtos, entre outros.
Veja também: Por Que Publicar uma Ata de Reunião no Diário Oficial?
Assim como saber mais sobre a denominação social, os processos licitatórios podem ser interessantes, especialmente para empresas que desejem realizar o serviço ou venda descrito no objeto para a Administração Pública. Se esse é o seu caso, entenda como participar de uma licitação pública.