Um dos documentos contábeis mais importantes de uma empresa é o balanço patrimonial, ainda sim, muitos empresários negligenciam esta relevância e apenas lembram de montá-lo na prestação de impostos à Receita Federal, afinal este é um item obrigatório para todos negócios.
O balanço é um relatório detalhado que descreve as movimentações financeiras da empresa. Nele constam os ativos e passivos de um determinado período. Geralmente, é contabilizado anualmente, com o complemento de uma DRE realizada semestralmente para controle interno e apresentação na declaração de impostos.
Um balanço patrimonial mostra todos os bens, direitos e obrigações de uma empresa.
Não existe um modelo oficial, entretanto segundo a legislação brasileira, existem algumas informações que devem constar no seu balanço patrimonial, confira:
Os valores passivos são separados em circulantes (obrigações financeiras com prazo até um ano como pagamento de fornecedores, empréstimos e impostos) e não-circulantes (todos os valores a pagar com data limite além de um ano, como financiamentos e outros empréstimos a longo prazo).
Estes consistem nos bens e direitos da empresa, portanto entram nesta categoria os circulantes e não-circulantes, que são imóveis, caixa, contas a receber, investimentos etc.
São as reservas de capital e os recursos investidos diretamente pelos sócios ou dono. Para calcular o patrimônio líquido, é preciso lembrar dos impostos e encontrar os valores descontados.
Este balanço é necessário para manter a saúde financeira da sua empresa. Com um registro contábil atualizado que recebe constante acompanhamento, é muito mais fácil entender como funciona o seu negócio, os equilíbrios e desequilíbrios financeiros envolvidos e quais as áreas que precisam de atenção. Além disso, impede a fraude ou desvio de recursos.
A legislação também exige a publicação de um balanço patrimonial para enxergar a situação contábil da empresa e evitar sonegação de impostos ao Estado.
Agora que você já sabe como funciona o balanço patrimonial, confira Como Calcular a Receita Bruta do Seu Negócio. Não deixe de acompanhar as publicações do E-dou para mais dicas!