Valuation — Aprenda a Calcular o Valor da Sua Empresa

Determinar o valuation é um passo essencial para posicionar a sua empresa em negociações de parcerias, vendas ou investimentos dentro do mercado. Entenda melhor o que é e como calcular esta informação neste artigo, basta continuar lendo!

O que é valuation?

Se você está no mundo dos negócios ou é entusiasta sobre o assunto, já deve ter ouvido falar no termo valuation. A origem vem da língua inglesa e significa “avaliação”, em tradução literal. Esse processo nada mais é do que estimar o valor de mercado de uma empresa usando um modelo quantitativo. Para isso, se baseia em uma série de dados e variáveis que devem ser devidamente mensurados.

Ou seja, é uma forma de visualizar o potencial financeiro atual dos seus negócios, tornando-os atrativos.

Como calcular valuation com balanço patrimonial

Uma das formas de calcular o valuation da sua empresa é por meio do balanço patrimonial. Esse método vai usar como base o patrimônio presente do seu negócio. Isso significa, que basta somar todos os ativos circulantes (caixa, valores recebidos, etc) e os não-circulantes (como imóveis, sede, máquinas). Agora, é só subtrair as obrigações e impostos dos passivos circulantes e não-circulantes da empresa.

Veja a fórmula:

(Ativos circulantes + ativos não-circulantes) – (obrigações e impostos) = valuation da empresa

Calcular pelo fluxo de caixa descontado

Outra alternativa para descobrir o valuation da empresa é fazer o cálculo pelo fluxo de caixa descontado. A sigla para essa conta é FCD, ela se baseia nos riscos assumidos pelos investimentos em outros tipos de negócios.

É uma excelente forma de estimar quanto a sua empresa possui de capacidade e poder dentro do mercado. Analisando e mensurando os valores dos investimentos feitos em seus ativos operacionais, o capital e os riscos do empreendimento.

Valuation calculado com múltiplos de mercado

Esse método de calcular o valuation é muito comum entre as empresas, trata-se de uma forma recomendada, principalmente, para as empresas com menos de cinco anos de mercado ou startups. Funciona bem para os negócios com altos riscos iniciais e pouco histórico, pois cria um comparativo e paralelo com companhias do mesmo setor e com características semelhantes.

Basicamente, estima-se um valor baseado nas empresas que já atuam na área, os múltiplos de mercado. Para isso, é necessário comparar o desempenho econômico e financeiro das concorrentes e realizar uma média que dará início ao seu valuation.

É importante utilizar este método quando buscar investidores-anjo, dar grandes passos no início dos negócios, visar mudanças significativas, como uma fusão empresarial.

Por que é importante calcular o valuation da minha empresa?

O valuation permite que você conheça o valor real da sua empresa. Essa compreensão, por sua vez, possibilita explorar os aspectos que a valoriza ou a desvaloriza para gerar maior valorização e suprir deficiências. Também contribui para que o dono entenda o comportamento da empresa no mercado, o que contribui para a criação de estratégias mais assertivas.

Também é vantajoso (e até mesmo imprescindível) na hora de vender uma empresa ou negociar participação societária, já que permite estipular um preço justo.

Gostou de aprender mais sobre como calcular o valuation da sua empresa? Confira mais conteúdos como este nas publicações do E-dou e aproveite para adquirir conhecimento sobre os negócios!