No mercado de trabalho, quando nos deparamos com pessoas dispostas a se ajudarem mutuamente, vemos crescer uma rede de colaboração de sucesso. E isso não é diferente na atuação de um advogado. Mas para participar de parcerias jurídicas de sucesso, é preciso saber como realizá-las.
O profissional que conta com outros profissionais, não só da área do Direito, vê a carreira fluir de forma natural com essas parcerias de sucesso. Mas como um advogado pode firmá-las? Acompanhe.
Considerar os demais profissionais da advocacia concorrentes é um pensamento que vem se tornando cada vez mais afastado no mercado de trabalho. É verdade que existem milhares de profissionais com semelhante qualificação e estrutura, mas, se eles se juntarem, é possível estabelecer objetivos mais ambiciosos.
Por exemplo, se você é sócio de um pequeno escritório e seu colega de outro, unir forças faz com que seja possível elevar o patamar de ambos no mercado – a condição de investir em diferenciais expressivos e alcançar mais clientes aumenta.
Nesse caso, os dois profissionais devem estar cientes de que haverá divisão dos resultados. Porém, o pensamento deve ser outro: “abrir mão dos resultados de algo grande é bem melhor do que colher resultados inexpressivos sozinho”.
Por isso, uma das regras para firmar parcerias jurídicas de sucesso é: concorrentes não são ameaças, mas oportunidades.
Da mesma forma que o advogado investe em marketing jurídico para construir diferenciais e captar clientes, ele deve pensar na tática destinada à captação de parceiros. Fazer um marketing pessoal ou do escritório pode trazer credibilidade e bom posicionamento no mercado de atuação. Nesse sentido, o marketing jurídico digital é o motor que orienta e aprimora a marca do profissional, melhorando sua presença na internet.
Esse diferencial pode ser construído com práticas simples, como:
Um profissional de sucesso, em qualquer segmento de atuação, possui boa rede de contatos, de relacionamentos. O chamado networking é muito relevante para consolidar a base de uma carreira e muitas parcerias jurídicas de sucesso passam pela construção dessas relações.
A rede de relacionamentos profissionais está sempre crescendo e ela começa quando se ingressa na faculdade. Ao se formar, o profissional se relacionará com seus superiores no trabalho, com os demais advogados e operadores do Direito. Muitas relações construídas nesse período se tornam parcerias para a vida toda.
Já os eventos aproximam os profissionais do mercado jurídico e costumam ser boas oportunidades para ampliar o networking. Seminários, conferências e encontros comemorativos reúnem advogados, juízes e promotores, e o contato com eles amplia sua rede e aumenta a possibilidade de encontrar novos parceiros.
Quando um advogado pensa em parcerias jurídicas, automaticamente as relaciona com outros profissionais do Direito, principalmente os liberais e os sócios de escritórios pequenos.
Práticas como a indicação e prospecção mútua de clientes ou a constituição de uma sociedade de advogados são intrínsecas ao operador jurídico, mas ele deve ter consciência que não são as únicas.
Para se constituir uma sociedade, por exemplo, é preciso um investimento inicial que a maioria dos recém-formados não possui. Em outras palavras, esse tipo de acordo não funciona tão bem no início da carreira.
No entanto, o advogado pode fazer parcerias jurídicas com profissionais de todas as áreas que se relacionam com a atividade jurídica. Uma empresa de certificação digital, por exemplo, está intimamente ligada à advocacia, porque o processo judicial eletrônico é o modelo adotado no Brasil.
Em um exemplo prático, imagine que você possui um blog com muitos leitores. Seria interessante para a certificadora expor seus produtos para esse leque de potenciais clientes, certo? Em troca, ela poderia oferecer um certificado digital gratuito.
Pensando de outra forma, você pode fechar parcerias multidisciplinares que atendam aos anseios de seus clientes. Economistas, contadores, psicólogos e outros profissionais estão conectados a muitos tipos de ações. Contanto que os parceiros compartilhem os mesmos valores e depositem confiança mútua nessa relação, qualquer área é bem-vinda!
Para se adequar ao mundo das parcerias profissionais, o advogado precisa pensar além do empreendedorismo: ele deve se preparar para a colaboração e dedicação ao outro. É o que podemos chamar de “mindset da parceria”. Algumas premissas para firmar parcerias jurídicas que dêem resultado são:
O advogado que consegue estabelecer parcerias jurídicas de sucesso vê um crescimento considerável em sua carreira e em sua individualidade. Para mais insights e materiais como este, continue acompanhando o portal E-DOU!