Proposta dos candidatos a prefeito de São Paulo

Para te ajudar a eleger seu voto para os candidatos a prefeito de São Paulo, fizemos um comparativo sobre as principais áreas do governo e as propostas dos candidatos a prefeito de SP. Saiba mais sobre as propostas e intenções de cada candidato para decidir o seu voto:

Eleições 2016 Celso Russomano Fernando Haddad Marta João Dória
Economia “Queremos que as pessoas tenham emprego na região onde moram”. Enfatiza também sobre a criação de cursos técnicos para jovens visando a geração de empregos. O Candidato pretende criar programas para combater o desemprego entre os jovens. Para a candidata, a criação de um banco popular para oferecer pequenos empréstimos pode incentivar os empreendedores. A candidata também enfatiza que a cidade precisa de liderança. Pretende valorizar o empreendedorismo e reduzir a burocracia. Além disso, ressalta que deseja incentivar a construção civil e polos de comércio varejista.
Saúde Para o candidato, é importante melhorar a rede já existente. Para isso, planeja informatizar os equipamentos e melhorar a qualidade da assistência. Além disso, pretende valorizar os profissionais aumentando sua remuneração. Celso Russomanno também quer concluir a construção de unidades inacabadas e melhorar as que se encontram em condições precárias. Fernando Haddad deseja investir nas UPA. Também enfatiza a importância de ampliar o programa Rede Hora Certa, para desafogar os hospitais. Pretende criar projetos especiais para crianças e idosos através de atividades físicas, alimentação saudável e atividades com o meio ambiente nas UBS, academias e escolas. A candidata enfatiza que saúde será prioridade na sua gestão. Irá normalizar o fornecimento de remédios e seu governo pretende contratar mais 2 mil médicos. A candidata também enfatiza que irá criar um programa específico para mulheres (SIM – Saúde Integrada da Mulher) que contará com serviços de ginecologia, oncologia, laboratórios, geriatras e obstetras. Para o seu governo, João Dória pretende contratar 800 médicos de imediato para acabar com as vagas em aberto no sistema de saúde. O candidato também diz que irá trabalhar com horários específicos na rede privada para eliminar a espera na rede municipal. Também irá utilizar o cartão do SUS para acessar o prontuário eletrônico que será criado para cada paciente.
Educação Russomanno pretende criar mais creches para atender as crianças de 0 a 3 anos. Também afirma que irá verticalizar creches municipais. Para o candidato, é importante que cada andar da creche funcione com uma administração própria, para não diminuir a qualidade do serviço devido a quantidade de alunos. O candidato enfatiza que é necessário investir em cursos para professores e gestores serem incluídos no mundo digital. Ele também pretende focar na valorização de gestores, para que eles tenham recursos suficientes para gerir escolas públicas. É mais fácil dedicar em confiança os recursos, o orçamento para as escolas, e acreditar que os gestores são, de fatos, gestores, não desconfiar deles”.
Mobilidade Urbana Para o candidato, é importante priorizar o serviço de transporte coletivo e a integração ente os diferentes modelos de transporte. Para isso, pretende aplicar as faixas de ônibus, expandir calçadas, revisar a política de tarifas do transporte público, ampliar terminais urbanos e melhorar a transferência nos sistemas existentes. Fernando Haddad pretende focar na malha cicloviária. De acordo com o candidato, durante seu governo, foram criados mais de 340 quilômetros de ciclovias, que expandiram em 66% o número de usuários. Para Haddad, é importante ampliar essa malha em especial sobre pontes e viadutos, visando ligar o centro da cidade com as periferias. Marta deseja criar mais seis corredores concretados de ônibus e mais seis terminais. O corredor norte-sul será o mais importante devido a sua extensão de 40km, que deve sair de Santana, passar pela 23 de Maio até finalizar no Grajaú. Marta também quer rever os radares atuais na cidade, deixando apenas radares educativos. Além disso, pretende aumentar a velocidade nas Marginais. A candidata também quer interligar ciclovias com outros modais de transporte da cidade, como estações. Para o candidato, investir no metrô e nos corredores de ônibus é prioridade. Além disso, reforça que novos sistemas de semáforos vão ajudar a melhorar o trânsito. Seu governo incentivará o uso de bicicletas através do aprimoramento de ciclovias e ele irá investir em melhorias nas calçadas, focando em segurança para cadeirantes e pedestres. João Dória também irá lançar campanhas educativas para reduzir o número de acidentes e fatalidades na cidade.

Vale ressaltar que os candidatos com “–“ no conteúdo da proposta são candidatos que se omitiram ou enviaram representantes para debates, sendo assim, não existe fala oficial do candidato.

As informações aqui apresentadas foram retiradas através de debates e entrevistas em canais de televisão e jornais. O portal E-DOU se declara totalmente apartidário.