Ajuda do e-DOU
Entender como funciona a pesquisa do e-DOU é muito importante para que você encontre exatamente o que procura. Este pequeno guia o ajudará a entender as funcionalidades do nosso sistema de busca.
Compreendendo o formulário de pesquisa
A barra de pesquisa
Na barra de pesquisa você digita o termo pelo qual está procurando. Por exemplo: João ou Prefeitura.
Leve em consideração que a busca é realizada em toda a frase, portanto, para um maior sucesso no resultado, procure ser específico nos termos de pesquisa. Por exemplo: Prefeitura de Pato Branco ou João Alberto da Silva Neto.
O seletor de categoria
No seletor de categoria, você define o tipo de jornal em que deseja pesquisar.
Perceba que ao lado de cada categoria há um número entre parênteses, este número significa quantos jornais existem naquela determinada categoria.
Perceba que o seletor é organizado hierarquicamente.
Perceba que a categoria DOU – Seção 3, contida em Diário Oficial da União e Diários Oficiais é definida como padrão.
O calendário
Talvez a funcionalidade mais incrível do e-DOU é a possibilidade de definir de forma precisa os dias em que você deseja realizar sua pesquisa.
Repare que o seletor está marcado como Selecionado e que no caso do exemplo acima, o formulário mostra no rodapé a frase: 27/04/2014 até 27/05/2014 indicando que por padrão, sua busca será realizada em jornais de até 30 dias atrás.
Clique no seletor para abrir um calendário que será explicado no próximo passo.
O calendário
A opção “atalhos”
Através desta opção, você pode selecionar atalhos pré-definidos que facilitarão sua navegação através do calendário.
A opção “limpar”
Clique neste link se deseja eliminar a pesquisa por data específica. Isto permitirá que sua pesquisa seja realizada nos jornais de todos os anos cadastrados no e-DOU.
O botão “fechar”
Use este botão para fechar o calendário.
Perceba que o fechamento do calendário não significa o mesmo que o botão “limpar” explicado no item anterior. O botão “fechar” apenas esconde o calendário.
O calendário “a partir de”
Este calendário serve para selecionar o dia inicial em que deseja realizar sua pesquisa. No caso do exemplo acima, o dia 27 de Abril de 2014 é o dia inicial.
Perceba que não é necessário clicar em todos os dias em que você deseja pesquisar.
Você delimitará apenas um dia em cada calendário e o formulário demonstrará para você de forma visual (vide exemplo, os dias marcados em cor verde) os dias em que serão realizados a pesquisa.
O calendário “até”
Neste calendário você define o dia final em que deseja realizar sua pesquisa. No caso do exemplo acima, o dia 27 de Maio de 2014 é o dia final.
Perceba que este período (30 dias) é delimitado por padrão.
Perceba que ao delimitar um novo período uma frase aparecerá acima dos calendários dizendo quantos dias foram selecionados.
Quando você tiver selecionado um período, você perceberá que o seletor do calendário será marcado como “SELECIONADO”. Isso significa que você delimitou com sucesso as datas em que deseja pesquisar.
A opção “pular para ano”
Através deste seletor, você poderá navegar rapidamente entre os anos em que há documentos disponíveis em nosso sistema.