Ajuda

Ajuda do e-DOU

Entender como funciona a pesquisa do e-DOU é muito importante para que você encontre exatamente o que procura. Este pequeno guia o ajudará a entender as funcionalidades do nosso sistema de busca.

Compreendendo o formulário de pesquisa

1

A barra de pesquisa

Na barra de pesquisa você digita o termo pelo qual está procurando. Por exemplo: João ou Prefeitura.

Leve em consideração que a busca é realizada em toda a frase, portanto, para um maior sucesso no resultado, procure ser específico nos termos de pesquisa. Por exemplo: Prefeitura de Pato Branco ou João Alberto da Silva Neto.

2

O seletor de categoria

No seletor de categoria, você define o tipo de jornal em que deseja pesquisar.

Perceba que ao lado de cada categoria há um número entre parênteses, este número significa quantos jornais existem naquela determinada categoria.

Perceba que o seletor é organizado hierarquicamente.

Perceba que a categoria DOU – Seção 3, contida em Diário Oficial da União e Diários Oficiais é definida como padrão.

3

O calendário

Talvez a funcionalidade mais incrível do e-DOU é a possibilidade de definir de forma precisa os dias em que você deseja realizar sua pesquisa.

Repare que o seletor está marcado como Selecionado e que no caso do exemplo acima, o formulário mostra no rodapé a frase: 27/04/2014 até 27/05/2014 indicando que por padrão, sua busca será realizada em jornais de até 30 dias atrás.

Clique no seletor para abrir um calendário que será explicado no próximo passo.

O calendário

1

A opção “atalhos”

Através desta opção, você pode selecionar atalhos pré-definidos que facilitarão sua navegação através do calendário.

2

A opção “limpar”

Clique neste link se deseja eliminar a pesquisa por data específica. Isto permitirá que sua pesquisa seja realizada nos jornais de todos os anos cadastrados no e-DOU.

3

O botão “fechar”

Use este botão para fechar o calendário.
Perceba que o fechamento do calendário não significa o mesmo que o botão “limpar” explicado no item anterior. O botão “fechar” apenas esconde o calendário.

4

O calendário “a partir de”

Este calendário serve para selecionar o dia inicial em que deseja realizar sua pesquisa. No caso do exemplo acima, o dia 27 de Abril de 2014 é o dia inicial.

Perceba que não é necessário clicar em todos os dias em que você deseja pesquisar.

Você delimitará apenas um dia em cada calendário e o formulário demonstrará para você de forma visual (vide exemplo, os dias marcados em cor verde) os dias em que serão realizados a pesquisa.

5

O calendário “até”

Neste calendário você define o dia final em que deseja realizar sua pesquisa. No caso do exemplo acima, o dia 27 de Maio de 2014 é o dia final.

Perceba que este período (30 dias) é delimitado por padrão.

Perceba que ao delimitar um novo período uma frase aparecerá acima dos calendários dizendo quantos dias foram selecionados.

Quando você tiver selecionado um período, você perceberá que o seletor do calendário será marcado como “SELECIONADO”. Isso significa que você delimitou com sucesso as datas em que deseja pesquisar.

6

A opção “pular para ano”

Através deste seletor, você poderá navegar rapidamente entre os anos em que há documentos disponíveis em nosso sistema.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*