Quem sempre está presente em reuniões de trabalho reconhece a necessidade de fazer uma ata de reunião. Entretanto, nem todos compreendem bem a função e as vantagens de produzir esse documento.
Para te ajudar a dominar o assunto, explicaremos sobre o que é a ata e como produzi-la. Confira!
O que é uma ata de reunião?
A ata é um relato oficial de tudo o que ocorreu em uma reunião e tem como objetivo democratizar o acesso às decisões tomadas e aos assuntos abordados. Esse documento é essencial para registro, formalização e divulgação de resoluções aplicadas em reuniões.
Geralmente, este documento é formalizado e desenvolvido por uma secretária executiva ou alguém com cargo que envolve o auxílio na empresa em que se está realizando a reunião.
A importância da ata de reunião
Antigamente, as atas eram vistas com certa preocupação por funcionários de empresas por se tratar de um documento que exigia certo preparo, considerando-os até como uma documentação bem completa de se fazer.
Hoje em dia isso foi abolido podendo ser descrito em linguagem coloquial, tornando o seu entendimento mais fácil não apenas para os que estavam presentes no mesmo local da reunião, como para aqueles que possuem a pretensão de usá-la como uma documentação contestatória em alguma situação.
Conheça os tipos de ata
Nas atas constam textos que trazem os assuntos tratados em uma reunião oficial ou privada, formal ou informal. Entretanto, esse documento também pode ser utilizado para formalizar e atestar os conteúdos abordados em congressos e assembleias como, por exemplo, a eleição de alguém destinado a um cargo.
Outra finalidade do arquivo é certificar oficialmente um fato, como ocorre com a ata de certidão lavrada em cartório.
Como fazer uma ata de reunião informal e formal?
Ainda que algumas reuniões sejam destinadas a tratar de assuntos mais simples, é importante que seja elaborado um modelo de ata para organizar todas as informações discutidas. Portanto, seja para uma reunião formal ou informal, saber fazer corretamente o documento é indispensável.
Quando for produzir o documento, não deixe de adicionar elementos básicos, como data, local, horário, pessoas presentes, pauta, discussões, decisões e compromissos.
Modelo de Ata de Reunião
Para a criação de uma ata de reunião eficiente, é importante ter um modelo de ata de reunião. Para te auxiliar nesse processo, você pode seguir o seguinte padrão:
- com margens dos dois lados (livro de ata) e formatadas em editor de texto que não permita alteração, como o PDF, por exemplo;
- sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);
- sem abreviaturas de palavras ou expressões;
- com números escritos por extenso;
- sem rasuras nem emendas;
- sem uso de corretivo;
- com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.
Como publicar ata de reunião no Diário Oficial?
Atas de reuniões são alguns dos conteúdos que podem ser publicados nos Diários Oficiais. O processo é bastante prático, basta encaminhar o documento para o E-DOU que nós facilitaremos a publicação do conteúdo. Tem dúvidas? Entre em contato conosco, nós podemos lhe ajudar!
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