Entenda a diferença de PJ e CLT

29 de dezembro de 2016
0

Clt x Pj? O que é melhor? Ter carteira assinada ou prestar serviços como pessoa jurídica? PJ e CLT são duas formas de prestar serviços, porém bem diferentes e entender a diferença entre cada uma delas será importante na hora de fazer a melhor opção.

Saiba a diferença  de PJ e CLT

Quem opta pela CLT significa que preferiu a Consolidação das Leis do Trabalho e isso indica que o funcionário que tem carteira assinada conta com benefícios como: vale transporte, férias remuneradas, vale alimentação, 13º salário, licença maternidade, INSS e recolhimento do FGTS.

Apesar de estar registrado, o funcionário não recebe todo o dinheiro, mas o valor é sempre menor, pois o INSS que é o imposto de renda é descontado sobre o valor que o funcionário recebe.

O salário do empregado CLT sofre um desconto de ¼ do valor que foi registrado e isso significa que se o registro na carteira é de dois mil reais, o funcionário só recebe algo próximo a mil e quinhentos reais.

Quem trabalha com registro em carteira, é preciso ter rotina fixa e isso não acontece com prestadores de serviço que é PJ.

A PJ e CLT tem muitas diferenças que são importantes e devem ser conhecidas, pois isso facilita na hora de escolher diante da clt x pj. Na PJ, o salário não é descontado, pois a pessoa jurídica é uma prestadora de serviço que não tem vínculo empregatício com a empresa, porém, clt x pj indica que a PJ não tem nenhum dos benefícios da CLT.

Outra diferença entre clt x pj está no fato da PJ ter um contrato com tempo de duração clara, pois a PJ precisa saber quanto tempo ficará trabalhando. A vantagem de trabalhar como pessoa jurídica está no fato de não ter que cumprir jornada ou mesmo receber ordens do “chefe”.

Quem é ajustado por meio do contrato como pessoa jurídica só deve cumprir o que foi estabelecido pelo contratante e por isso, ele conta com mais liberdade para trabalhar.

As pessoas que preferem por trabalhar como pessoa jurídica e que querem abrir uma empresa precisam ter em mente que é fundamental ter um contador todo mês, pois isso ajudará na hora de pagar os impostos e o INSS, pois ele irá tirar do salário os custos com alimentação, plano de saúde e transporte. Como não conta com o FGTS, a PJ precisa guardar dinheiro todo mês, pois o contrato pode ser cancelado de maneira repentina.

Por fim, a pessoa que está em busca de informações sobre a diferença entre clt x pj precisa ter suas questões respondidas em fontes confiáveis e para isso é importante consultar Diário Oficial da União de maneira constante para estar atento a possíveis mudanças que irão incidir diretamente sobre a sua forma de trabalho.

A publicação no dou trata de assuntos de âmbito nacional e assuntos que dizem respeito sobre a CLT x PJ. O ato de consultar diário oficial da união deve ser constante, pois deixa o cidadão informado sobre os seus direitos e também deveres.

Compartilhe este post com seus amigos que estão em dúvida sobre o assunto!

E se você precisa fazer uma busca no Diário Oficial da União de alguma cidade brasileira, conte com o e-Dou.

No portal, você pode conferir a publicação no Dou de sua preferência!