Entenda como funciona o Concurso Público

Muitos brasileiros sonham com uma aprovação num concurso público. Afinal de contas, na maioria das vezes os salários oferecidos são bastante competitivos e os aprovados podem desfrutar de uma estabilidade pouco comum em outros setores corporativos.

Porém, você sabe o que são e como funcionam esses concursos? Fique atento porque este post vai esclarecer todas as suas dúvidas!

O que é um concurso público?

Primeiramente, podemos caracterizar um concurso público como um processo seletivo que avalia candidatos para ocupar uma determinada posição numa entidade governamental ou empresa estatal. Esse cargo pode ser temporário ou vitalício, ou seja, com poucas possibilidades de demissão.

Geralmente, esse processo é realizado por meio de provas objetivas com questões de múltipla escolha a fim de avaliar capacidades na língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico e administrativo, informática, direito constitucional, entre outros.

Em muitos casos, também são realizadas provas de caráter específico, ou seja, que buscam avaliar conhecimentos que serão aplicados diretamente no cargo que o candidato se inscreveu.

Obrigatoriamente, todo concurso público precisa ter um edital. Esse documento é como um guia para os concursistas, que podem tirar todas as suas dúvidas nele.

Durante o processo, a empresa lança diversos editais, como os de retificação – que acrescenta ou corrige informações -, convocação – que chama os candidatos aprovados para diversas etapas – e gabarito, que é uma divulgação das respostas corretas das provas.

Todo interessado em prestar concursos deve estar atento a todas as regras e pré-requisitos de contratação, pois elas podem levar à desclassificação.  Funcionários públicos aposentados, por exemplo, não podem se candidatar a outros cursos.

Além disso, geralmente existe uma taxa obrigatória que deve ser paga antes da realização do teste. Fique atento!

Como se preparar para um concurso público?

Por serem altamente concorridos, existem muitas empresas especializadas em preparação para esses processos seletivos, sem contar que existem jornais e sites especializados na divulgação de concursos abertos.

Sendo assim, vale ressaltar que o e-Dou é destaque nesse segmento, sendo um jornal governamental municipal, federativo e estadual que informa todos os assuntos de interesse público, inclusive todos os editais disponíveis na sua cidade ou Estado.

Atualmente, as principais buscas dos candidatos geralmente estão voltadas para concurso na Polícia Federal, Correios, no INSS e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o IBGE.

Porém, as carreiras de melhor remuneração costumam ser do Ministério da Fazenda, do Banco Central, BNDES, Agências Reguladoras e Ministério do Planejamento.

Diante de tanta disputa, para conseguir um bom resultado na prova, uma excelente preparação e conhecimento são mais do que essenciais.

Para você ter uma ideia, existem pessoas que estudam por anos antes de finalmente serem aprovadas. Elas gastam horas e horas lendo apostilas especializadas que contam com exercícios e modelos de prova comentados.

No entanto, essa concorrência acaba sendo benéfica ao País, que constantemente pode contar com colaboradores capacitados para realizarem suas funções.

Por fim, também funciona como um ótimo processo democrático, pois evita o tráfico de influência e o nepotismo dentro de empresas geridas pelo Estado.

Está pensando em prestar algum concurso público? Não esqueça de conferir os editais aqui no e-Dou e se preparar bastante. Desejamos toda a sorte para você!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*