Conheça o Sistema de Seleção Unificada (SISU)

13 de outubro de 2016
0

Duas vezes por ano, o Sistema de Seleção Unificada – SISU seleciona candidatos de todo o País para concorrerem a vagas em instituições públicas de educação, tais como universidades federais e estaduais.

Esse sistema é gerenciado e informatizado pelo Ministério da Educação – MEC, e é direcionado apenas para estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Como concorrer a uma vaga no SISU

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve acessar o site do SISU informando número de inscrição e senha cadastrada no Enem. Depois, deve escolher – de acordo com nível de afinidade – até duas opções de curso, período e modalidade de concorrência na lista de instituições participantes. Vale ressaltar que, nesse momento, o estudante também informa se irá concorrer às vagas destinadas no sistema de cotas ou de ampla concorrência.

Em todo o momento da inscrição, o candidato tem a liberdade de redefinir as opções, e sempre irá prevalecer a última atualização confirmada pelo sistema. Depois desse processo, a rede do SISU realiza uma seleção automática dos candidatos que possuem melhor classificação em cada curso.

As instituições de ensino participantes podem, ainda, adotar diferentes critérios adicionais de seleção, como por exemplo pesos diferentes nas notas de Língua Portuguesa e Matemática.

Aliás, é importante destacar que o número de universidades participantes e de vagas pode variar de um semestre letivo para outro. Portanto, o candidato deve sempre ficar atento às novidades do Sistema de Seleção Unificada.

Os interessados também devem estar cientes que a inscrição para o programa é gratuita, e as instituições de ensino ofertantes devem proporcionar acesso gratuito à internet para os estudantes que desejam se cadastrar no site.

Uma vez cadastrado do sistema, o candidato deve atender ao critério de nota de corte para poder concorrer a uma vaga. Cada curso pode ter uma nota diferente, e ela é calculada da seguinte maneira: diariamente, o SISU verifica o número de vagas disponíveis e as notas do Enem de todos os candidatos que se inscreveram em determinado curso. A partir daí, gera uma média mínima de classificação para concorrência da vaga.

Critério de desempate do SISU

Nos casos de empate, o critério de seleção privilegia o estudante que obter a melhor nota na redação do Enem. Caso o empate persistir, leva vantagem quem se destacou mais nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O terceiro item de desempate é a nota da avaliação de Matemática e suas Tecnologias, e em seguida a nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Se ainda assim todos os pontos dos candidatos forem idênticos, o critério final de desempate é para quem realizou a inscrição definitiva  no Sistema de Seleção Unificada primeiro.

Quando aprovado na primeira opção de curso que escolheu, o candidato é retirado automaticamente do sistema on-line e deve fazer a matrícula na instituição que selecionou, caso contrário perde a vaga.

Já para o estudante selecionado na segunda opção de curso ou que não alcançou a nota mínima de corte, existe a opção de se manter no site a fim de tentar uma convocação para as próximas chamadas.

Ficou interessado e quer concorrer para alguma vaga no SISU? Fique atento porque as inscrições sempre começam antes dos dois períodos letivos do ano (janeiro e julho).

Compartilhe este post com seus amigos estudantes!