Diferenças entre Fies, Prouni e SISU

Conheça as diferenças entre Fies, Prouni e Sisu

A temporada de vestibulares está quase acabando, com isso muitos alunos irão ingressar no ensino superior em 2017. Algumas pessoas têm condições financeiras e conseguem pagar os seus estudos em instituições particulares, em contrapartida, várias outras não dispõem dessa possibilidade. Para isso existem alguns programas do governo que facilitam o ingresso no ensino superior, como Fies, Prouni e Sisu. Conheça as diferenças entre eles.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), é uma excelente opção para que os alunos com bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tenham acesso ao ensino superior.

Criado pelo Ministério da Educação, o Sisu tem como objetivo selecionar candidatos que realizam as provas do Enem, classificando os inscritos por notas e designando os melhores para vagas em instituições públicas de ensino.

Prouni

Diferente do Sisu, que direciona as vagas apenas pelo critério de desempenho no Enem para instituições públicas, o Prouni (Programa Universidade para Todos), leva aos estudantes de baixa renda a possibilidade de conquistar o ensino superior.

Seja por meio de bolsas integrais ou parciais, em instituições particulares, os alunos precisam ter uma pontuação mínima obtida no Enem e, além disso, provar que são de baixa renda.

Os requisitos para participar do Prouni são: ter cursado o ensino médio em escola pública ou ser bolsista em instituição particular, e para concorrer às bolsas integrais é preciso comprovar renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais a família pode comprovar até três salários mínimos.

Fies

Diferente dos dois programas citados acima, que privilegiam bolsas de estudo e descontos para pessoas de baixa renda, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) funciona como um financiamento em instituições particulares para a graduação no ensino superior.

O Fies proporciona aos alunos a oportunidade de ingressarem numa instituição de ensino superior, estudarem e quitarem a totalidade das mensalidades só depois do curso ter acabado, entendeu?

Gostou do artigo? Entendeu as diferenças entre Fies, Prouni e Sisu? Fique por dentro de todos os Diários Oficiais acompanhando as publicações do e-Dou.

Você também vai gostar de:

1 – Quais são os direitos dos estudantes

2 – Seleção do Prouni

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*