Compras Online: Confira algumas Dicas de Segurança

27 de abril de 2017
0
Veja como fazer compras online de forma segura

São muitos os benefícios de fazer compras online. É possível pesquisar, buscar preços baixos — já que existem inúmeras lojas virtuais, de diversos seguimentos —, procurar exatamente o produto desejado, encontrar opções em outras cidades, estados, ou até mesmo países, receber tudo em casa e ainda ter opções de pagamento facilitadas. Mas e a segurança? Tem?

Para não sofrer com fraudes comerciais online, e ter a garantia de que a sua compra será realizada com segurança, sem riscos à privacidade e dados cadastrais, veja algumas dicas do que fazer antes de apertar o botão “comprar”.

Exija os dados do site

O primeiro passo para garantir a sua segurança online, é tentar conhecer mais sobre o site onde deseja comprar. Para isso, uma dica essencial é verificar as informações dessa página, ou seja, olhe, no mínimo, se há o número do CNPJ da empresa, o endereço fixo, além de telefone fixo para contato e outras formas de atendimento.

Essas informações são exigidas por decreto e são de direito do consumidor na compra em lojas online. Dessa forma, caso aconteça algum problema com as entregas, é possível entrar em contato com os fornecedores e buscar as soluções mais adequadas.

Procure certificados de segurança

Este é um ponto importantíssimo para compras online. Além de dar mais credibilidade aos sites, existem alguns certificados digitais, voltados para o e-commerce, que garantem também a privacidade dos dados do comprador e conseguem criptografar as mensagens trocadas entre quem compra e quem vende.

Portanto, sempre que entrar em alguma loja virtual, no início do endereço veja se ele é “https”. A letra “S” indica ao usuário que a página em questão possui certificado de segurança. Cheque também se há um cadeado no canto superior direito da tela, que é outro sinal de proteção. Essas simples e rápidas ações vão garantir a segurança dos cartões usados para compra e podem evitar inúmeros problemas.

Busque comentários de quem já comprou

Essa sugestão pode ser desagradável, porém, é necessária para saber a credibilidade da loja virtual onde se deseja comprar. Só assim é possível ver os problemas que os compradores já tiveram e, então, decidir se é seguro ou não fazer compras online por meio da opção escolhida.

Ao fazer isso, tente olhar relatos registrados em sites já conhecidos e recomendados, como o Reclame Aqui e, principalmente, o site do Procon, que é o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor.

Essas são algumas das dicas para manter sua segurança online. Porém, caso queira saber mais, vejas os principais pontos da legislação do e-commerce, ou continue navegando no E-DOU, o portal de consultas dos Diários Oficiais e publicação no DOU!