Entenda as Diferenças entre ONG e Empresa

11 de maio de 2017
0
São muitas as diferenças entre ONG e empresa

Os propósitos de uma ONG e de uma Empresa são bem diferentes. Mas, existem muitas dúvidas sobre elas e uma pergunta, muito comum, é: quais as diferenças entre ONG e empresa? Para esclarecer essa questão, antes, é preciso olhar para a definição de cada uma delas. Só então, é possível separa e elencar as principais diferenças.

Sendo assim, veja, primeiramente, o conceito de ONG, depois, o conceito de empresa e entenda os fatores que as diferem tanto.

O que é uma ONG?

As ONGs são consideradas entidades privadas, pertencentes ao terceiro setor, que não possuem fins lucrativos e são organizações não governamentais. Além disso, pode se dizer que elas são criadas com a intenção de defender alguma causa humanitária, que pode ser relacionada à saúde, ao meio ambiente, educação, entre outros assuntos de interesse público e ligados à sociedade.

O que é uma empresa?

As empresas são tidas como organismos econômicos e, juridicamente, são vistas como a atividade produtiva que é exercida por aqueles que são empresários, independente de sua constituição jurídica (que são várias). Seu conceito está ligado à produção e circulação de bens e serviços, tendo, portanto, a intenção atender as necessidades do mercado de modo geral, mas, principalmente, obter um fim econômico.

Principais diferenças entre ONG e empresa

Como visto, existem algumas grandes diferenças entre ONG e empresas. Uma delas, está no objetivo de cada uma. Enquanto a ONG não possui fins lucrativos, esse é justamente o objetivo das empresas.

Além disso, vê se também uma diferença na manutenção das empresas e das ONGs. Para esta última, a manutenção acontece por meio da colaboração de cidadãos — que se comprometem, voluntariamente ou integralmente, com as causas defendidas —, por meio do apoio financeiro do Governo, ou até mesmo apoio de outras entidades. Já para as empresas, como elas possuem fins lucrativos, a manutenção acontece por meio de investimentos dos sócios e empresários ou com o fluxo de caixa, de acordo com os lucros obtidos.

Por fim, vale ressaltar que, ao passo que as ONGs lutam em favor de causas sociais e possíveis melhorias na sociedade, as empresas visam atender as necessidades dessa mesma sociedade, mas oferecendo e comercializando produtos e serviços.

Gostou da explicação das diferenças entre ONG e empresa? Caso queira ver mais notícias ou artigos como esse, ou sobre legislação, continue navegando no E-DOU, que é o portal de consulta aos Diários Oficiais e publicação no DOU.